Logo CNA

Aluno com deficiência é aprovado em curso de Equitação do SENAR Minas
Equitacao minas 0 44875100 1515060943

Atividades reuniram 13 participantes no município de Tarumirim

11 de maio 2017
Por Senar

Aos 33 anos de idade, com muito esforço e muita vontade de aprender, o produtor rural Marcos Antônio Lopes provou que quando obstáculos se impõem aos seus objetivos, eles podem e devem ser superados. Acostumado a driblar as dificuldades impostas pela sua condição física, Marcos não hesitou quando foi convidado pelo primo e mobilizador, Rafael Abib, para participar de um curso do SENAR Minas.

“Nasci com uma má-formação nos membros superior direito e inferior esquerdo, mas nem por isso deixo de fazer as coisas que gosto ou de ajudar minha tia aqui na zona rural. Quando surgiu a oportunidade e o convite do meu primo fui logo dizendo que gostaria de participar do curso”, contou Marco Antônio, que foi um dos 13 participantes do curso de Equitação realizado no Haras Vitrine, zona rural do município de Tarumirim, no Vale do Rio Doce, durante o mês de abril.

Além do Marcos Antônio, o curso teve a participação de duas mulheres e 10 homens. Rafael Abib, mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Tarumirim, parceiro do SENAR Minas na realização do curso revelou que o curso de Equitação não foi o primeiro que contou com a participação do primo, Marco Antônio.

“Ele sempre foi muito determinado. Teve o apoio dos demais participantes que já o conheciam, acreditavam no seu potencial, sabiam da sua capacidade e deram total apoio. O desempenho do Marcos no curso foi ótimo e não foi surpresa para ninguém. Ele também foi muito bem nos cursos de Recuperação de Áreas Degradadas e Ordenhadeira Mecânica, dos quais ele também participou”.

O instrutor do curso de Equitação, Fernando Tadeu, não poupou elogios a Marcos Antônio e garantiu que o participante fez por merecer o certificado de conclusão de curso que vai receber. “O Marcos é extremamente divertido, muito disposto e com certeza é uma pessoa muito bem aceita e bem relacionada na sociedade. Foi necessário fazer adaptações para que ele conseguisse fazer as atividades com o cavalo, mas o Marcos esteve sempre animado e motivado. Assim foi mais fácil de trabalhar com ele e aprová-lo no curso”.

O objetivo do curso, segundo o instrutor, é ensinar aos participantes técnicas atualizadas que possam ajudá-los na prática diária com os equídeos, facilitando assim, o manejo e a segurança no trabalho. “Além disso ensinamos aos alunos também que, com paciência e persistência é possível atingir o objetivo esperado que é a doma do animal”, acrescenta.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Tarumirim, Renato Abib de Miranda, ressaltou a importância do curso, não apenas para Marcos Antônio, como também para os demais participantes. “Não há diferença. Todos aprenderam que não existe a necessidade de usar de violência ou agressão para se domar os equídeos. Podemos atingir o ponto de doma ganhando a confiança e a amizade do animal. Isso é que precisa ficar claro na cabeça do Marcos e dos demais participantes”, disse o presidente.

O interesse e o respeito pelo animais, Marcos diz carregar consigo desde a infância. Criado na zona rural, neto de produtores rurais, ele garante que vai se lembrar para sempre dos ensinamentos que obteve quando criança e agora, no curso do SENAR. “Sempre gostei de trabalhar com animais. Vou criando alternativas para que a minha condição física não seja um empecilho. No curso, por exemplo, fiz algumas coisas para me adequar às atividades e tenho certeza que surpreendi o instrutor. Utilizando animais mansos posso montar normalmente”, garante Marcos Antônio, que ainda vai participar de dois cursos do SENAR nos meses de maio e junho.

Assista abaixo à desenvoltura de Marcos com o cavalo durante as aulas:

Assessoria de Comunicação SENAR Minas
www.sistemafaemg.org.br