Logo CNA
Quinta-feira, 29 de novembro 2018
Palestra sobre redução de perdas de grãos na agricultura
Seminario Internacional Armazenagem img
Local Auditório da Conab Matriz – Brasília – DF

As políticas públicas e ações voltadas à redução de perdas de grãos nas atividades agrícolas serão discutidas, em Brasília, no Seminário Internacional sobre Perdas na Armazenagem e Transporte de Grãos, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nos dias 28 e 29 de novembro. Vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) será um dos palestrantes do evento. Na quinta-feira, dia 29, às 14 horas, o parlamentar capixaba vai falar sobre estratégias para a redução de desperdício de grãos.

Desenvolvimento Sustentável

A redução do desperdício de grãos e alimentos faz parte das ações da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, que estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como a erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, entre outros. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida é descartada em todo o mundo e, no Brasil, aproximadamente 30% da produção de alimentos é desperdiçada na fase pós-colheita.

Uma das metas Agenda 2030 é “reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita”.

No último dia 22, a FAO e a Federação Latino-Americana de Mercados de Abastecimento (FLAMA) firmaram um acordo durante a Semana da Alimentação e Agricultura, em Buenos Aires, para enfrentar o desperdício de alimentos. As duas entidades colaboram para incluir a agricultura familiar nos programas de compra pública com o objetivo de garantir empregos e renda aos produtores rurais, alimentação de origem sustentável e com preços justos e melhoria da qualidade de vida dos consumidores.

Palestra “Perdas de grãos: estratégias para a redução”
Data: 29 de novembro
Horário: 14h
Local: Auditório da Conab Matriz – Brasília – DF
Evento: Seminário Internacional sobre Perdas na Armazenagem e Transporte de Grãos
Confira a programação do Seminário - https://www.conab.gov.br/image...