Agropecuária é o único setor com expansão de vagas em maio e em 2020

Por: Superintendência Técnica da CNA

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pela Secretaria do Trabalho, do Ministério da Economia, revelam que a agropecuária é o único setor de atividade econômica com resultados positivos em termos de geração de postos de trabalho em 2020.

Em maio/2020 houve um aumento de 15.993 vagas no setor. No acumulado dos 5 primeiros meses do ano o saldo positivo no setor é de 25.430 vagas. Esse resultado é inferior ao mesmo período do ano passado, mas ligeiramente superior ao observado entre janeiro e maio de 2018.

Já a economia brasileira como um todo fechou 1.144.875 vagas em 2020, das quais 331.901 apenas em maio. Comparativamente aos anos anteriores, os resultados da economia brasileira como um todo, são em 2020 muito piores.

Gráfico 1. Saldo Líquido de Vagas no Brasil e no Agro Acumulado até maio, de 2015 a 2020
(Contratações - Demissões)

Esse resultado de destaque do setor agropecuário, que inclui a produção florestal, pesca e aquicultura, revela a resiliência do setor que, mesmo diante da pandemia, está colhendo a maior safra de grãos da história, e garantindo o abastecimento interno, e externo. Ainda assim, o setor não está imune à crise. A expansão de 15.993 postos de
trabalho em maio, foi o pior resultado, para meses de maio, dos últimos 5 anos. 





Áreas de atuação

Núcleo Econômico

Veja também

Produtor, neste momento de crise em razão do coronavírus, você não está sozinho. Clique aqui e fale com nossos técnicos.