Logo CNA

Tocantins

Conhecimento a serviço da melhoria alimentar do gado de corte
B20210517172942 df9fb84a eea1 4c11 92f6 4c7a654f7ab1

25 de maio 2021

Por: ASCOM SISTEMA FAET/SENAR/TOCANTINS

Não basta só produzir mais. Isso também pode ser feito com racionamento de gastos e com a aplicação de técnicas que evitam o estresse dos animais e uma lida mais prática e segura no dia a dia no campo. Esse é o sentimento dos participantes do curso de Manejo Alimentar de Bovinocultura de Corte, que foi realizado na empresa Agro Seringueira, no município de Palmeirópolis, região sul do Tocantins.

Para o gerente da empresa, Sávio Senna, a capacitação do Senar chegou num momento importante e foi de grande valia. “O curso abrangeu muitos assuntos na pecuária, principalmente na nossa propriedade, que realiza três atividades: cria, recria e engorda. O treinamento vai ajudar bastante porque nossa equipe que está no dia a dia do campo não conhecia os principais problemas no manejo alimentar dos bovinos. Esse curso abriu novas ideais e esclareceu muitas dúvidas”, finalizou.

MANEJO ALIMENTAR

O curso teve como objetivo capacitar os participantes sobre o manejo alimentar dos bovinos. Entre os assuntos, o treinamento orientou sobre consumo e composição dos alimentos, as exigências nutricionais de acordo com a categoria animal, as doenças causadas pela alimentação inapropriada e suas consequências no rebanho e na gestão na propriedade.

A zootecnista e instrutora do Senar, Geicianne Batista, explicou que o treinamento é fundamental para a evolução e sucesso da propriedade: “A empresa apostou no nosso curso para qualificar seus trabalhadores e garantir uma evolução no trabalho que faz. Esse treinamento foi exclusivo para os funcionários que lidam com o gado de corte nas fases de cria, recria e engorda. Conseguimos mostrar a importância de cada fase e de conhecer o bovino, sua anatomia e como cada alimento é metabolizado”, destacou a instrutora ao se referir ao aproveitamento da alimentação pelo organismo dos animais.

Ainda segundo a instrutora, os participantes também compreenderam o valor do bem-estar animal: “O manejo racional diminui os riscos de acidentes com os animais e com os trabalhadores, o estresse dos animais e, consequentemente, as perdas na produção”. Destacou. “Foi um aprendizado relevante sobre a nutrição animal e a gente que trabalha com gado de corte pensava que sabia de tudo. Tenho certeza que vamos trabalhar melhor na fazenda daqui pra frente”, destacou o trabalhador rural, Adelino de Souza Neto, um dos participantes do curso, da FAET/SENAR.

MAIS SENAR

Para conhecer mais sobre a manejo alimentar e outros cursos do Senar na área de bovinocultura de corte, entre outros assuntos, acesse nosso portfólio de cursos no site (www.senar-to.com.br). Fique por dentro também de todas as notícias relacionadas ao agro no Tocantins em nossos canais de comunicação.


Renata Santana

Matérias Relacionadas