Logo CNA

Minas Gerais

Triângulo Mineiro: Sistema FAEMG/SENAR MINAS e Sindicatos Rurais transformam vidas ao longo do tempo

6 de dezembro 2019

Por: SENAR MINAS

Só em novembro, as entidades cooperadas ao Escritório Regional de Uberaba promoveram 158 cursos variados para quase 1600 pessoas, mostrando a atuação e a transformação que o Sistema Sindical Patronal Rural proporciona às famílias rurais do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

“O curso de Cuidados Básicos com o Idoso transformou profundamente minha vida. Eu estava à beira de uma depressão, sem vontade de conversar, me achando incapaz, uma inútil, sem forças e de repente a instrutora me abriu os olhos e mostrou que eu sou capaz de fazer qualquer coisa. Depois desse, fiz outro curso, o de Salgados e Doces para Festa, e o que antes era uma tristeza se transformou na vontade de ter meu negócio e ganhar meu dinheiro”, disse Solange Aparecida de Lima. A dona de casa e ex-trabalhadora rural já começou a testar as receitas para vender e, o que antes era um sonho distante, com o ajuda do Sindicato Rural de Araguari e do Sistema Faemg/Senar Minas deve sair do papel.

Para que histórias com estas tenham um final feliz, o trabalho é árduo e gratificante.

“Durante o ano todo recebemos e levantamos demandas para atender as famílias e empresas rurais. O trabalho com as pessoas do campo e muito gratificante, saber que estamos levando informação de qualidade a elas e ver nos olhares a satisfação e gratidão por serem lembradas, pelo o que elas representam como responsáveis pelo seu trabalho de fornecer alimentos as grandes cidades, nos serve de incentivo a sempre atender cada vez melhor a esse seguimento”, ressaltou Sidnei Hermes de Lima, mobilizador do SPR de Araguari.

No caso de Araguari, em apenas uma semana, cerca de 80 pessoas foram capacitadas no município. Com seus mobilizadores, o Sindicato Rural mostrou que é possível atender a públicos completamente variados. Desde treinamentos para Operadores de Retroescavadeira, Carregadora de Rodas, Trator e Trabalho em Altura, houve mobilização para turmas de Artesanato, Produção de Alimentos (Derivados do tomate) e Saneamento Básico no Meio Rural.

“Em Araguari, o município possui várias frentes produtivas e é um grande prazer atender com qualidade as demandas dessas frentes junto ao Senar Minas . Muito gratificante saber que nosso trabalho não é em vão. Ver no rosto de cada participante que valeu a pena fazer o curso. Eles sempre acham que já sabem tudo, que não tem nada de novidade, mas então adoram as técnicas, o ensinamento do instrutor”, explica Regiane Resende Teixeira, também mobilizadora do SPR de Araguari.

Carlos Daniel da Silva tem apenas 18 anos e o sonho de trabalhar no campo, com maquinário agrícola. Ele já passou por três treinamentos do Senar e, com os certificados, acredita que conseguirá uma vaga no mercado de trabalho.

“Hoje em dia, para arrumar um emprego bom tem que ter estudo, e ter feito esses treinamentos vai me ajudar. Os cursos do Senar têm esse diferencial que é aprender na prática. Hoje me sinto mais preparado, tranquilo. Foi muito importante ter feito esses treinamentos”, comentou Carlos.

De acordo com o gerente regional do Senar Minas em Uberaba, Caio Oliveira, “estamos num momento onde o profissionalismo está sendo cada vez mais importante em nossas ações. Trazer oportunidades para melhorar o conhecimento do produtor rural e melhor a qualidade da mão de obra, proporciona resultados positivos para todo mundo e a equipe do escritório regional de Uberaba estará sempre disponível para apoiar e incentivar as ações de capacitação profissional, promoção social e assistência técnica e gerencial.”