Logo CNA

Minas Gerais

Sistema Faemg/Senar lança campanha de valorização da carne bovina
Arte CNA Campanha carne bovina

Campanha busca desmistificar versões equivocadas em torno do consumo e produção das carnes vermelhas

13 de julho 2023

Por: Izamara Arcanjo - Sistema Faemg Senar

Reconhecida por seu sabor e qualidade, a carne produzida em Minas Gerais ganha destaque em uma campanha promovida pela comissão de Pecuária de Corte do Sistema Faemg Senar. A mobilização, que tem como slogan “Carne bovina: é boa, é sustentável, é mineira”, será realizada ao longo de três meses, com inserções em diferentes veículos e plataformas de comunicação, como redes sociais, jornais e emissoras de rádios.

O intuito é levar à população e aos consumidores em geral informações sobre a cadeia produtiva e sobre todo o trabalho desenvolvido por pecuaristas, técnicos, pesquisadores, entidades de classe, indústria frigorífica e pelo setor varejista de carne.

Também é objetivo do projeto levar ao conhecimento do público em geral que a carne é um alimento com altíssimo valor nutricional, composta basicamente por proteínas nobres, aminoácidos essenciais, gordura, vitaminas e minerais, muitos destes não encontrados em outros alimentos. “Queremos valorizar o trabalho do pecuarista, bem como o consumo de carne bovina, abordando diversos aspectos desse mercado, da produção até a chegada do alimento à mesa do consumidor”, comenta o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo.

“Por outro lado, a instituição pretende ajudar a desmistificar alguns pontos da cadeia de produção, levando conhecimento totalmente embasado por fatos e dados para a sociedade. Para tanto, conta com a curadoria de conteúdo dos profissionais e técnicos do Sistema Faemg Senar que trarão esclarecimentos sobre temas como: histórico e evolução da pecuária, importância econômica e social, sistemas produtivos sustentáveis, certificações e selos de origem, práticas de bem-estar e saúde animal, tecnologia e conectividade da pecuária, benefícios do consumo de carnes, entre outros”, completa

Pecuária sustentável

Como se não bastasse todos estes aspectos favoráveis, a pecuária ainda é uma atividade sustentável. Dados levantados pela Embrapa territórios, demonstram que 66% do território brasileiro é preservado, sendo que 25,6% são áreas preservadas em propriedades particulares de produtores rurais, 30,2% são ocupados pela agropecuária e 21,2% por pastagens. Em resumo, dois terços do país é preservado e um quarto de todo território é preservado por capital privado de agricultores e pecuaristas.

Mesmo com todos os argumentos apresentados acima, a bovinocultura de corte sofre diversos ataques injustificados, os quais a campanha pretende desmistificar, segundo o zootecnista e analista de Assistência Técnica e Gerencial do Sistema Faemg Senar, Rafael Moreira Rocha. “A pecuária de corte é uma das atividades mais atacadas, principalmente no que diz respeito ao meio ambiente. Tem-se a ideia de que o desmatamento é feito por causa da pecuária de corte, mas esquecem-se de salientar que a pecuária de corte consegue produzir ainda em solos ou em condições muito adversas. Sem contar que atividade tem uma importância social e econômica para o estado e para o país”, argumenta.

O projeto foi idealizado pelo presidente da Comissão de Pecuária de Corte do Sistema Faemg Senar, Nabih Amin El Aouar e desenvolvido pelo departamento de Comunicação Social da entidade. “Apesar de seu já conquistado prestígio, é necessário ressaltar constantemente aos consumidores a importância da proteína em suas dietas e fazê-los conhecer sua relevância nutricional, bem como a sua procedência, fomentando desta maneira o consumo do produto mineiro,” afirma El Aouar.

O presidente da comissão ainda acrescenta que é cada vez mais necessário levar o público consumidor de carne para dentro da fazenda, de modo que ele possa sentir e compreender todo o sistema de produção que é colocado em funcionamento para que esse consumidor tenha em sua mesa um produto saboroso, nutritivo e originado com segurança alimentar.

Áreas de atuação