Logo CNA

Tocantins

Trabalhadores rurais da Fazenda Rio Verde são capacitados no curso de Inseminação Artificial para Bovinos
20210527191248 1e211729 dfe3 461a b172 0c8443796d89

Trabalhadores rurais da Fazenda Rio Verde são capacitados no curso de Inseminação Artificial para Bovinos

31 de maio 2021

Por: SISTEMA FAET/SENAR/TOCANTINS

Na Fazenda Rio Verde, no munícipio de Itaguatins, quase todo ano são inseminados cerca de dois mil animais por temporada. O serviço é terceirizado, mas a partir do ano que vem isso vai mudar. A decisão foi tomada depois que os donos da propriedade tomaram conhecimento do curso de “Inseminação Artificial de Bovinos”, realizado pelo sistema Faet/Senar. Este mês, dez trabalhadores foram qualificados para fazer o serviço.

Durante as aulas teóricas, o grupo de trabalhadores rurais da Fazenda, localizada no extremo norte do Tocantins, foram orientados sobre definições de reprodução, vantagens e desvantagens, material para inseminação e órgão reprodutor da fêmea. E nas aulas práticas, eles realizaram a inseminação com a orientação do instrutor.

O instrutor do SENAR, Valcir Bortoluzzi, explicou que o objetivo do curso é capacitar os trabalhadores na prática da inseminação de bovinos: “A propriedade contratava o serviço terceirizado de inseminação. Com a capacitação, os próprios trabalhadores vão realizar essa atividade. Importante lembrar que hoje a pecuária de corte se encontra em grande expansão e necessita de pessoas qualificadas para realizar essas técnicas de reprodução que melhoram o ganho de peso e a produtividade”, enfatizou.

Felipe Souza, colaborador da fazenda foi um dos participantes e considerou o curso como positivo: “Realizamos as aulas práticas em um local adequado para que os animais e nós participantes não sofrêssemos nenhum acidente. O curso nos deu muita informação importante sobre melhorar a genética dos animais através da inseminação artificial e buscar melhorias para o rebanho da propriedade. De agora em diante nós ficaremos responsáveis por essa atividade.”, comentou.

Segundo a presidente do sindicato, Cassia Cayres, a iniciativa foi muito esperada pela propriedade: “Os proprietários e colaboradores da fazenda ficaram bastante satisfeitos. Isso é tecnologia e conhecimento levado de graça ao produtor através do Senar”, afirmou. O curso na fazenda Rio Verde foi realizado pelo Sistema FAET/SENAR em parceria com o Sindicato Rural de Augustinópolis.

Matérias Relacionadas