Logo CNA

Sistema FAESE/SENAR realiza Circuito Agropecuário Pecuária de Leite
Circuito agropecuario 0 03182100 1515060973

O evento acontece no dia 17 de março e deve reunir dezenas de agricultores

13 de março 2017
Por Senar

A reserva de alimento - palma - será tema do Circuito Agropecuário Pecuária de Leite, promovido pelo Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (FAESE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que acontece no dia 17 de março, às 9h, no espaço de eventos Boteco do Sertão, rodovia Engenheiro Jorge Neto, Nossa Senhora da Glória, distante 118 quilômetros da capital sergipana.

Segundo o presidente da FAESE, Ivan Sobral, o evento será gratuito e faz parte do programa Sertão Empreendedor: Um novo tempo para o semiárido, desenvolvido em parceria com o Sebrae. “O programa visa promover a competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos rurais no semiárido através do fomento à inovação, ao empreendedorismo e à difusão das tecnologias sociais, de produção, gestão e boas práticas de convivência”.

Superintendente do SENAR Sergipe, Denio Leite.

Com base nesse objetivo é que foi desenvolvido o tema do Circuito. “A temática deste evento é a palma, pois não se convive na região do semiárido sem essa opção para alimentar o rebanho leiteiro. O agricultor leiteiro pode ter a silagem, o feno ou outra alternativa, mas não vive sem a palma. Este evento foi pensado com este tema pois estamos às vésperas da época do plantio”, explica o superintendente do SENAR Sergipe, Denio Leite.

Produção

Em Sergipe ainda existem muitos agricultores que produzem a palma no sistema convencional - com espaçamento maior entre uma palma e outra, plantio e corte feito manualmente, porém, novas tecnologias já surgiram. “Sistema de produção: uma análise sobre os custos de produção" é tema de uma das palestras. "O palestrante Sidnei Bezerra Lima irá apresentar custos dos plantios convencional, intermediário e o mais moderno, que é o de adensando em fileira dupla (duas linhas), que pode produzir até 400 toneladas de massa verde por hectare”, detalha a coordenadora do programa de Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Sergipe, Luana Aragão.

Um dos palestrantes, o zootecnista e diretor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Airon Aparecido Silva de Carvalho, conta que a palma forrageira é uma planta que se adapta facilmente a vários climas, inclusive no semiárido, já que ela não precisa de muita umidade para produzir. “A cactácea tem se tornado a melhor alternativa de alimentação para o gado leiteiro em regiões de extrema seca. Além de ser constituída por 90% de água, ela fornece 70% de energia para o animal”.

Programação

9h – Apresentação do Programa Sertão Empreendedor, superintendente, Denio Leite;
9h30 – Manejo da Palma – pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco, Djalma Cordeiro dos Santos;
10h30 – Sistema de produção: uma análise sobre os custos de produção - consultor do programa Balde Cheio/Alagoas, Sidnei Bezerra Lima;
11h30 – Utilização da Palma Forrageira em diferentes dietas, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Airon Aparecido Silva de Carvalho.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAESE/SENAR Sergipe
http://www.senarsergipe.org.br/
(79) 99997-9224