Logo CNA

Sistema CNA/Senar realiza debate sobre produção e comercialização de feijão no Brasil
Pulses

Tema foi tratado em live na terça (4)

5 de outubro 2022
Por CNA

Brasília (05/10/2022) – A produção e a comercialização do feijão-comum e do feijão-caupi, foi tema de live realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na terça (4).

A live foi moderada pelo presidente da Comissão de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Ricardo Arioli, que fez um panorama sobre a produção de feijão e pulses no Brasil e falou sobre as oportunidades para o setor.

De acordo com Arioli, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), aponta que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de feijão e também um dos maiores consumidores dessa leguminosa.

“Os pulses são uma ótima oportunidade econômica para o produtor rural, seja como atividade principal ou como segunda ou até terceira safra. Geram empregos no campo e contribuem para a segurança alimentar do Brasil e do mundo”, explicou.

Especialistas falam sobre a produção e a comercialização do feijão-comum e do feijão-caupi Especialistas falam sobre a produção e a comercialização do feijão-comum e do feijão-caupi

Participaram do debate o assessor técnico do Senar, Gabriel Sakita; do agricultor e secretário da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir), Leandro Lodea; e do coordenador geral de Promoção Comercial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Dalci Bagolin.

Sakita falou sobre iniciativas do Senar para melhorar a condição, não só de produção, mas também de comercialização dos pulses. “Estamos produzindo bastante material didático para os cursos de Educação à Distância (EaD). Nesse primeiro momento lançamos o curso “Produção e Comercialização de Feijão-comum e Feijão-caupi”, totalmente online e gratuito e com certificação. Mas a ideia é evoluir e produzir também sobre grão de bico, lentilhas, ervilhas e outros feijões”, explica.

O curso aborda a produção de pulses no Brasil; a produção de feijão-comum e de feijão-caupi e o planejamento das lavouras, além de apresentar a importância econômica e social desses alimentos. Os interessados devem verificar a disponibilidade de vagas no site https://ead.senar.org.br

Outra ação prevista pelo Senar é a produção de uma coletânea de cartilhas sobre pulses, que também abordará sobre a produção e comercialização. “Queremos abordar os mercados, as oportunidades, os gargalos, o planejamento e manejo da lavoura da colheita, pós colheita até a comercialização”, falou Sakita.

Brasil é o terceiro maior produtor mundial de feijão e também um dos maiores consumidores de feijão Brasil é o terceiro maior produtor mundial de feijão e também um dos maiores consumidores de feijão

Durante a live, Leandro Lodea explicou, do ponto de vista do produtor, sobre a capacidade de produção e de mercado dos diferentes tipos de feijões – dos simples aos especiais. “O sistema produtivo está se transformando gradativamente com a questão da irrigação. Quando a gente fala de irrigação no Centro-Oeste, estamos falando de uma terceira safra – que depende de mais tecnologia, mais investimentos, mas que tem um retorno financeiro significativo”.

Bagolin fez um panorama do comércio internacional de feijão, da participação do Brasil nesse cenário, além da promoção comercial. “O Brasil tem a Índia como o grande mercado de exportação de feijões, correspondendo a 41%, além de Vietnã e Paquistão. Esses três países juntos representam cerca de 80% das exportações. Temos a exportação muito concentrada e precisamos explorar outros mercados”, destaca.

Toda a live está disponível para ser assistida no Youtube do Sistema CNA/Senar .

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte