Logo CNA

Sistema CNA/Senar discute contribuições para o Plano Floresta+Sustentável
Whats App Image 2023 09 19 at 08 50 58

Entidade participou de workshop sobre o tema, em Brasília

19 de setembro 2023
Por CNA

Brasília (19/09/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na segunda (18), em Brasília, de um workshop para debater propostas que visam contribuir para a construção do Plano Floresta+Sustentável.

Foi o primeiro encontro para debater a elaboração do plano, que é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com instituições públicas e privadas, como Embrapa Florestas, Serviço Florestas Brasileiro (SFB), Agência de Cooperação Alemã (GIZ) e Universidade de Brasília (UnB), entre outras.

Entidades do setor produtivo, como o Sistema CNA/Senar, também darão suas contribuições para o Floresta+Sustentável, que representa uma atualização do Plano Nacional de Florestas Plantadas, criado em 2018 para contemplar as cadeias produtivas florestais.

“As discussões envolveram diversas questões sobre a oferta e o consumo de produtos florestais no país e os principais gargalos do setor, como a logística”, explicou a assessora técnica da Comissão Nacional de Silvicultura da CNA, Eduarda Lee.

O evento foi conduzido pela coordenadora-geral de Desenvolvimento Florestal do Mapa, por Jaine Cubas, e pela diretora do departamento de Reflorestamento e Recuperação de áreas Degradadas do ministério, Lizane Soares.

Além da demonstração inicial do Plano, foi apresentado um diagnóstico do Plano Nacional de Desenvolvimento de Florestas Plantadas (PNDF), pelo pesquisador José Mauro Moreira, da Embrapa Florestas.

“Os participantes identificaram sinergias, desafios e oportunidades referentes à economia florestal e possíveis contribuições das entidades aos Plano”, acrescentou Lee.

Também participaram do workshop a assessora técnica de Sustentabilidade da CNA, Cláudia Mendes, a consultora Amanda Feitosa, o diretor de Inovação e Conhecimento do Senar, André Sanches, e a assessora técnica do Senar Maria Cristina Ferreira.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-4135/1421/1447
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
 twitter.com/SistemaCNA
 facebook.com/SistemaCNA
 instagram.com/SistemaCNA
 facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação