Sistema CNA/Senar debate inovação para pequenos e médios produtores
50824913702 f1a32b9bfb c

Live reuniu especialistas de universidades, centros de pesquisa e cooperativas

4 de maio 2021
Por CNA

Brasília (04/05/2021) – O Sistema CNA/Senar participou da live “Como garantir a disseminação da inovação aos pequenos e médios produtores?”, realizada dentro do evento AGROtic 2021, na terça (4).

O objetivo foi debater formas de inserir os produtores na apropriação de sistemas tecnológicos e escala de produção, além de ganharem com aumento de produtividade e economia de custo.

Na opinião do coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, a assistência técnica é o principal motivador de adoção de tecnologias pelos produtores rurais. Ele destacou a metodologia de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), desenvolvida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) desde 2013.

“O primeiro passo para o produtor incorporar tecnologias na sua propriedade é ele ter a capacidade de avaliar o retorno financeiro que essa inovação vai trazer. Precisamos expandir a assistência técnica, sobretudo um modelo que leve em consideração a gestão, para democratizar a inovação no País”, disse.

Ferreira acredita que o principal legado positivo da pandemia para os produtores rurais foi aprender a trabalhar com dispositivos eletrônicos e internet. Segundo ele, essa tendência deverá permanecer e é importante saber utilizar as novas ferramentas, seja para capacitações, comercialização de produtos, etc.

Entre as iniciativas do Sistema CNA/Senar, Ferreira destacou o atendimento virtual oferecido pela ATeG durante a pandemia e o lançamento do aplicativo “ Estante Virtual Coleção Senar ”, que dá acesso ao conteúdo de mais de 170 cartilhas virtuais utilizadas nos treinamentos para a melhoria da produção agropecuária.