Logo CNA

SIC 2023: CNA promove palestras, degustação e harmonização de cafés
Whats App Image 2023 11 08 at 13 25 30 1

Evento acontece de 8 a 10 de novembro, em Belo Horizonte (MG)

8 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (08/11/2023) – No primeiro dia de programação da Semana Internacional do Café (SIC), realizada em Belo Horizonte (MG), o Sistema CNA/Senar promoveu palestras, degustação comentada e harmonização de cafés com chocolate, azeite e salame.

Na Sala de Inteligência de Mercado, espaço compartilhado com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, fez uma apresentação sobre tendências e oportunidades para exportação de cafés para Dubai.

Ele apresentou aos participantes as características de mercado do Oriente Médio, perfil do consumidor, informações demográficas. Além disso, mostrou as oportunidades de negócios para café torrado, especial, com marca própria. “Exportar é mais fácil do que parece. Com planejamento e organização é possível”.

Rodrigo também falou sobre a atuação do Escritório Internacional da CNA em Dubai e a importância para a prospecção do mercado árabe. O CEO da DMCC Coffe Center, Saeed Alsuwaidi, fez uma palestra no mesmo painel. A DMCC processa café nos emirados árabes é um importante hub para levar cafés de qualidade para toda a Ásia.

Imagem

Origem Controlada de Café e a Digitalização das Indicações Geográficas também foi tema de palestra na quarta (8). A diretora executiva do Instituto CNA, Monika Bergamaschi, fez a abertura do debate, que contou com apresentação do projeto do ICNA, da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Sebrae para o desenvolvimento de uma plataforma digital de Indicações Geográficas (IGs) de café.

A assessora técnica da CNA, Marina Zimmermann, e o analista de produtividade e inovação da ABDI, Antônio Tafuri, explicaram o objetivo da iniciativa que vai dar mais garantia para os mercados compradores por meio das tecnologias digitais.

“A adoção de um sistema de gestão, controle e rastreabilidade visa promover maior garantia aos consumidores e aos mercados em relação à qualidade baseada na origem desses produtos com IGs”, disse Marina.

Imagem

Em seguida, os representantes da Agtrace Rastreabilidade Agrícola, André Maltz e Luciano Tamiso, empresa vencedora do edital de chamada pública, mostraram como a plataforma está sendo desenvolvida e processo de inserção dos dados dos produtores.

Já o coordenador de Inteligência Estratégica do Instituto CNA, Diego Oliveira, fez uma apresentação sobre os desafios da agropecuária do futuro, destacando a digitalização no campo, geopolítica e inteligência setorial e tendências de consumo. Diego abordou os principais desafios do setor, como a capacitação dos produtores e trabalhadores rurais para a transição digital no campo.

“O Sistema CNA/Senar está buscando se antecipar às necessidades dos produtores, com a ampliação da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o lançamento da plataforma Senar Play, um ambiente virtual que reúne, gratuitamente, um amplo conteúdo educativo na área de agronegócio, disponível para os produtores rurais brasileiros, e outros projetos e programas”, disse.

Diego informou que melhorar as habilidades digitais dos produtores e incrementar a gestão das propriedades estão no centro da Agropecuária 4.0, que “trará ganhos de eficiência na produção e a ampliação da sustentabilidade no campo”, concluiu.

A programação do primeiro dia da SIC 2023 também contou harmonização de cafés inscritos no Programa Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA com chocolate, azeite e salame premiados. A somelier e professora do curso de gastronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), Larissa Fassi, conduziu os trabalhos.

Imagem

Segundo Larissa, na primeira harmonização foi utilizado um café fermentado e licoroso produzido em Capelinha (MG), com notas alcoólicas e frutas secas e o salame Beira Mato, de Formiga (MG), vencedor do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Charcutaria, recheado com mousse de queijo e damasco.

“Para harmonizar com um prato salgado, ácido e fermentado como o salame, é necessário um café forte e presente para equilibrar o paladar. Com isso, a gente consegue ressaltar a doçura do café e as características sensoriais do salame”, explicou Fassi.

Imagem

No segundo momento foi escolhido um café delicado, frutado e cítrico produzido em Manhuaçu (MG) para harmonizar com o azeite Irarema São Sebastião também premiado no concurso da CNA. “O azeite com adição de limão siciliano traz para o café uma complexidade de notas frutadas, complementando o sabor da bebida”, disse.

Na quinta (9), o Sistema CNA/Senar promove palestras sobre tendências e oportunidades para exportação de cafés para Xangai, endividamento rural e trabalho decente na cafeicultura. A degustação comentada e a harmonização de cafés continuam.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação