Logo CNA

Goiás

Serviço, informação, qualificação e diversão estão stand do sistema Faeg na Tecnoshow
Image 123650291 91

Com programação variada o stand do Sistema Faeg/Senar/Ifag e do Sebrae Goiás, juntamente com o Sindicato Rural de Rio Verde, segue tendo público diário de mais de 1000 pessoas

11 de abril 2024

Na última terça-feira, produtores de grãos participaram da reunião da Comissão de Agricultura e Política Agrícola da Faeg, conduzida pelo vice-presidente da Federação, Eduardo Veras e pelo consultor Ênio Fernandes, onde foram discutidos os resultados econômicos da última safra e a perspectiva para a próxima, principalmente em relação ao custo e à rentabilidade. O grupo solicitou apoio da Faeg para prorrogação dos financiamentos bancários e mudanças nas regras de devolução de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

No mesmo dia foi lançado o livro “Elas & o Agro” – emocionadas em compartilhar suas histórias de vida, as coautoras, lançaram o volume 2 da obra em uma sessão especial de autógrafos, com participação da deputada federal - Marussa Boldrin, da presidente da Comissão Faeg Mulher - Ângela Lieshout, da organizadora do livro – Vanice Marques e das produtoras rurais - Fabíola Magalhães, Renata Ferguson, Vanessa Alves, Laline Goeten e Vivian Azero. Assim como na publicação, elas retratam suas vivências, escolhas e enfrentamentos na condução de negócios dentro da porteira, expondo uma imagem real da mulher rural - conectada, ativa e inovadora.

Seguindo a programação, a diretora de comunicação da Associação “De olho no Material Escolar”, Carolina Barretto, apresentou as frentes de trabalho do movimento que atua na defesa da informação de qualidade sobre o agro no conteúdo escolar. Os materiais da associação são gratuitos, interativos e reconhecidos por plantar verdades para colher conhecimento.

E claro, não se pode deixar de destacar a Imersão em Agricultura de Precisão com mais de 10 dinâmicas com o simulador de deriva TeeJet Technologies. Os vários grupos entenderam as diferenças entre os diversos modelos de pontas de pulverização agrícola e a indicação correta para reduzir a deriva (movimento de um produto no ar durante a aplicação do insumo na lavoura). O gerente de marketing da Teejet, Kleber Gomes, pontua que ao visualizar didaticamente essa aplicação de alta performance, o produtor apende como reduzir a deriva para que o processo de tratamento e manejo seja mais eficaz e seguro.

Na quarta feira foi dia de prosa, viola, grãos e muita inovação

Embalados pela moda de viola caipira, educadores da região sudoeste do Estado conheceram as novidades do Programa Agrinho para 2024, que tem como tema – plantando sonhos, colhendo esperança e alimentando o futuro.

Em seguida, a Arena recebeu os alunos da Rede E-tec do Senar Goiás, dos polos de Rio Verde, Catalão, Itaberaí, Itumbiara e Goiânia. O grupo participou de palestra com o instrutor do Senar Goiás, Alexandro Alves, onde foram apresentados os resultados do programa Conecta Campo.

Também foi feito o lançamento do curso EAD de Comercialização de Grãos do Senar Goiás. O conteúdo vai ajudar o produtor a encontrar melhores oportunidades de vendas. As matrículas podem ser feitas no site: https://ead.senargo.org.br/cur....

Os visitantes tiveram a oportunidade de ver a exposição das facas que estão disputando o II Concurso de Cutelaria Artesanal do Senar e votar na sua faca especial favorita. O cuteleiro campeão será anunciado nesta quinta, às 15 horas, direto do estande.

Já na Arena Agritech, a programação foi dedicada à inovação, sob o comando da equipe do Campo Lab e do Sebrae Goiás, que em parceria com a Cooperativa Comigo elegeu as três startups destaque da Tecnoshow 2024. Ou seja, soluções avançadas que estão no mercado e que sairão da feira com a chancela da Comigo e do Campo Lab, validados em seleção julgada por banca examinadora especializada em inovação para o agro, como aptas e eficazes para fazer parte do dia-a-dia do homem do campo.

A seleção foi acirrada, e a Comissão Julgadora formada pelo time da Bayer, Comigo, Senar e Sebrae concedeu a chancela à Dioxd (3. Lugar), Grão Dourado (2.lugar) e à Cromai [primeira colocada – levou o título de melhor startup especializada em inteligência artificial aplicada ao manejo digital de plantas daninhas da Tecnoshow 2024.

Na penúltima etapa aconteceu a apresentação do trabalho de formação de programadores que está sendo feito pelo Campo Lab. Um projeto inédito que prepara profissionais para desenvolvimento de softwares específicos para o setor agropecuário. E, o Dia de conexão e boas prosas encerrou com a entrega de Certificados e o Lançamento do Módulo de Inteligência Artificial aplicado ao Agro. A capacitação gratuita já está disponível em todos os Sindicatos Rurais para beneficiar a população.

Programação de Quinta-feira

10h às 11h - Apresentação do Núcleo “Agro” do Sebrae Goiás

10h às 11h – Reunião: Comissão de Aquicultura da Faeg e a

Cooperativa Agropecuária Regional de Jataí (Cooparja), a ser realizada

na Sala de Reuniões.

13h às 14h – Entrega da Premiação do Concurso dos Técnicos de

Campo 2023 e Lançamento do Concurso, edição 2024

14h às 15h – Palestra sobre relacionamento do técnico de campo com

o produtor rural

15h às 16h – Premiação 2o Concurso de Cutelaria Artesanal do Senar

Goiás

Comunicação Sistema Faeg/Senar/Ifag