Logo CNA

Rio Grande do Sul

SENAR-RS e Embrapa promovem cursos e palestras sobre capim-Annoni

Atividades serão realizadas em cinco municípios do Estado com o objetivo de apresentar forma de reduzir áreas de infestação da planta

18 de outubro 2019

Fonte: ASSCOM SENAR-RS

O SENAR-RS, em parceria com a Embrapa, promove uma série de eventos para tratar dos riscos do capim-annoni à produção e apresentar uma solução ao problema. Realizadas em quatro municípios gaúchos, as atividades do Capim-Annoni: Tolerância Zero têm como público-alvo produtores, técnicos e estudantes de ciências agrárias.Trazido para o Rio Grande do Sul, o capim-annoni se desenvolveu e, apesar da baixa qualidade, competiu e se sobrepôs ao campo nativo. Atualmente, explica Pedro Faraco, técnico em Formação Profissional Rural do SENAR-RS, boa parte da área do Estado está infestada com a planta invasora. Os eventos que serão realizados têm por objetivo sensibilizar produtores a reduzirem as áreas de infestação com ajuda de tecnologia desenvolvida pela Embrapa. "Vamos apresentar uma possibilidade real de redução e mostrar a realidade improdutiva do capim-annoni", comenta Faraco.

As atividades serão realizadas à tarde e à noite em Santana do Livramento, São Vicente do Sul, Rosário do Sul, Manoel Viana e Santiago. A estimativa é de que cerca de cem pessoas participem em cada um dos municípios (confira abaixo o dia e local de realização dos eventos). Na primeira etapa, das 13h30min às 17h30min, será ministrado um curso sobre o Método Integrado de Recuperação de Pastagens (Mirapasto), desenvolvido pela Embrapa para combater o capim-annoni. Serão abordados o histórico da planta, o impacto e os avanços no conhecimento da espécie, além dos quatro pilares da tecnologia: controle com aplicador seletivo Campo Limpo, construção da fertilidade do solo, introdução de espécies forrageiras e ajuste de carga animal. Após apresentadas as estratégias de manejo com base no tecnologia, à noite, das 19h às 20h30min, serão abordados os resultados de ganhos produtivos e a rentabilidade do investimento, na palestra Resultados Econômicos e Produtivos do Emprego do Mirapasto.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nos sites de cada evento (confira abaixo) ou no dia. As atividades contarão com a participação de um instrutor do SENAR-RS e dois pesquisadores da Embrapa.

São Vicente do Sul
Quando: 21 de outubro
Onde: Sindicato Rural de São Vicente do Sul (Rua 7 de Setembro, 1.035).
Site: www.annonisaovicente.eventize.com.br

Rosário do Sul
Quando: 22 de outubro
Onde: Sindicato Rural de Rosário do Sul (R. João Brasil, 860)
Site: www.annonirosario.eventize.com.br

Manoel Viana
Quando: 23 de outubro
Onde: Parque de Exposições Leo Durlo (Rua Arno José Nemiz)
Site: www.annonimanoelviana.eventize.com.br

Santiago
Quando: 24 de outubro
Onde: Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó (Rua Getúlio Vargas, 1.488, Centro)
Site: www.annonisantiago.eventize.com.br/