Logo CNA

Rio de Janeiro

SENAR Rio, Sindicato de Rio Claro e Rica Alimentos iniciam formação para jovens através do Programa de Aprendizagem Profissional Rural
Imagem 155

9 de abril 2021

Por: SENAR Rio de Janeiro

Na próxima terça-feira, dia 13 de abril, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR Rio) em parceria com o Sindicato Rural de Rio Claro e Rica Alimentos, inicia turma do Programa de Aprendizagem Profissional Rural com o curso de Qualificação em Avicultura de Corte para 20 jovens aprendizes.

O curso com 800 horas de duração é dividido em 400 horas nos 16 módulos dos núcleos básico e específico e o módulo de prática profissional, onde os jovens aplicam todo o conhecimento teórico-prático desenvolvido nas aulas na situação real de trabalho na empresa, realizado em mais 400 horas.

O curso será iniciado em formato de aulas remotas, devido ainda as medidas de segurança para a contenção do coronavírus, mas com previsão de iniciar as suas atividades presenciais a partir de julho, com aulas na Granja de Passa Três, distrito do Município de Rio Claro, uma das filiais da empresa.

Os jovens aprendizes terão aulas no módulo básico de como se preparar para o ensino remoto, os desafios e oportunidades do trabalho, direitos e deveres, ética e responsabilidade, segurança e saúde do trabalho, meio ambiente, comunicação oral e escrita, matemática aplicada e introdução à informática e no módulo específico, com conhecimentos técnicos: gerenciamento na produção agroindustrial, produção e manejo de frango, introdução ao processamento de produtos avícolas, legislação agrária e ambiental e empreendedorismo.

A Coordenadora do Programa de Aprendizagem do SENAR Rio de Janeiro, Raquel Lima, falou sobre a parceria com a empresa Rica para a realização da turma:

“Realizamos a formação dos jovens aprendizes a partir da demanda das empresas do setor produtivo rural no cumprimento das suas cotas de aprendizagem. A empresa faz a seleção dos jovens, que variam em idade de 14 a 24 anos, contrata como funcionário em regime especial de trabalho por tempo determinado, e matricula em nosso curso. Esta é a terceira turma que realizamos em parceria com a empresa Rica Alimentos na capacitação de seus jovens aprendizes"

O Programa de Aprendizagem Profissional Rural

O SENAR Rio de Janeiro realiza capacitação dos jovens aprendizes de empregadores da área rural em cumprimento ao Art. 429 da CLT e Lei 10.097/2.000, que tem natureza especial de contratação, cujo objetivo principal é a formação profissional do aprendiz e sua eventual efetivação como empregado normal. O Programa de Aprendizagem é dividido em três núcleos: básico, intermediário e prática profissional, com carga horária dos cursos variando de 800 a 960 horas.

Para maiores informações, visite a nossa página www.senar-rio.com.br ou entre em contato através do telefone (21) 3380 – 9500 ou e-mail senar@senar-rio.com.br .


Acompanhe nossas redes sociais: Facebook | Instagram | Linkedin | Twitter | YouTube

Matérias Relacionadas