E-Tec 10 anos: Pai e filha unem conhecimento para transformar propriedade
No interior da Paraíba, Guimarin e Laura fizeram os cursos do Senar
Brasília (17/12/2025) - No interior da Paraíba, pai e filha encontraram na capacitação profissional o caminho para tornar produtiva uma propriedade que, por muitos anos, enfrentou dificuldades para gerar renda e sustentabilidade.
Guimarin Toledo Sales Júnior, 65 anos, é agrônomo, produtor rural e formou-se como Técnico em Agronegócio pelo Senar em 2017 e Técnico em Fruticultura em 2021. Sua filha, Laura Cristina Mota Toledo, graduada em Agronomia e Técnica em Agronegócio (2021), seguiu os passos do pai.
Juntos, eles transformaram o Sítio Triunfo, em Alagoa Grande, em uma pequena área de 7 hectares em um empreendimento familiar que reúne avicultura de postura, cafeicultura e novos projetos de diversificação.
“Antes do curso, nossa propriedade não era produtiva. Tentamos várias atividades, mas nenhuma se consolidou. Sentimos a necessidade de estudar para entender como gerir a propriedade e construir algo sustentável”, conta Guimarin.
Virada - A formação técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) trouxe para ambos os conhecimentos necessários para planejar, gerir custos, organizar processos e desenvolver um plano de negócio viável. Um dos pontos marcantes da trajetória da família foi justamente a elaboração desses projetos, orientados por tutores do programa.
Guimarin elaborou o plano para a implantação do primeiro galpão de avicultura caipira, com capacidade para 600 aves. Mais tarde, Laura desenvolveu o projeto de expansão, criando o segundo aviário com capacidade para mil aves, incorporando melhorias que foram do manejo até na parte de marketing e vendas.
“O curso nos ensinou a organizar e planejar cada etapa. Ainda durante a formação, já começamos a aplicar os conhecimentos na prática e a transformar a propriedade”, afirma Laura, que também é egressa do programa CNA Jovem.
Além da avicultura, a família iniciou o cultivo de café arábica, atualmente com 3.200 plantas, e está implantando a meliponicultura, como estratégia de diversificação e agregação de valor.
Rede que se multiplica: A história do Sítio Triunfo tem repercutido na comunidade. Segundo Laura, vizinhos e moradores da região passaram a procurar o curso técnico após ver os resultados alcançados na propriedade.
“O Senar não entregou só conhecimento técnico, mas visão de negócio. Hoje, a gente consegue se manter, crescer e incentivar outras pessoas a se capacitarem”, afirma Guimarin.
Próximos passos - Com os resultados alcançados, a família já planeja construir um terceiro aviário e ampliar o cultivo de café. A meliponicultura também deve se tornar uma nova fonte de renda.
“Aprendemos que a agricultura é constante evolução. E que a educação é o que nos permite seguir crescendo”, conclui Laura.