Logo CNA

Acre

SENAR reúne técnicos e parceiros para alinhar ações da cadeia produtiva de leite acreana

Ação da ATeG é resultado da parceria entre SENAR, SEBRAE e governo do Estado do Acre

13 de novembro 2018

Por: Astorige Carneiro (ASCOM / SENAR - Acre)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Acre) realizou na última quinta-feira (9), em sua sede oficial, uma reunião com os técnicos de campo e supervisores do Projeto Evolui Leite, onde foram apresentadas as ações da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) que terão início ainda no ano de 2018.

ATeG conta com parceria para alavancar a cadeia produtiva do leite no Acre (Foto: ASCOM / SENAR – Acre)

O Evolui Leite é uma parceria entre SENAR, SEBRAE – Acre e governo do Estado do Acre, através da Secretaria Estadual de Agropecuária (SEAP). A ATeG contará com uma equipe composta por supervisor, coordenador e quatro técnicos de campo.

O principal objetivo é estabelecer e implantar um modelo de gestão e operação de assistência técnica continuados baseado no mérito aos produtores, englobando todos os processos da cadeia produtiva da pecuária leiteira da propriedade. Com isso, o resultado será o aumento considerável da renda dos produtores rurais.

Ilcilene Maline, gerente técnica do SENAR – AC (Foto: ASCOM / SENAR – Acre)

“A ATeG vai atender mais de 70 famílias produtoras, sendo elas distribuídas em 12 municípios que vão do Purus até o Baixo Acre. Consideramos um projeto muito importante pois contribuirá para o aumento da produção de leite no Estado no momento em que a assistência técnica se torna um dos maiores desafios para os próximos anos”, explicou Ilcilene Maline, gerente técnica do SENAR – Acre.

Francisco Lopes Dantas, médico veterinário da SEAP e supervisor do projeto, afirmou que a falta de investimentos nesse tipo de atuação nas zonas rurais contribui para um resultado menor do lucro nas propriedades rurais.

Francisco Dantas, médico veterinário da SEAP e parceiro da ação integrada (Foto: ASCOM / SENAR – Acre)

“Sabemos que a atividade leiteira está ‘sem lucro’ devido à falta de tecnificação, mas isto vai mudar com a chegada dessa assistência técnica continuada. Com a ATeG, o produtor será auxiliado graças ao estímulo da visão empreendedora da propriedade rural, já que será mensurado o lucro que pode sair da propriedade”, explicou Dantas.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas