Logo CNA

Alagoas

Senar promove empreendedorismo feminino no campo durante passagem da Caravana ‘Brasil pra Elas’ por Alagoas
Senar AL1

Por meio de capacitações em diversas áreas do agronegócio, instituição fomenta o trabalho de mulheres ofertando formação profissional rural e ações de promoção social para agregar valor à produção agrícola

4 de julho 2022

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Alagoas (Senar/AL) marcou presença durante a passagem da Caravana ‘Brasil pra Elas’ por Maceió, na última quinta-feira (30) na Escola Sesi Senai do Benedito Bentes. O ‘Brasil pra Elas’ é um programa do governo federal que visa proporcionar consultoria gratuita às mulheres de baixa escolaridade – em especial às beneficiárias do Programa Auxílio Brasil – e oferecer apoio à abertura de novos negócios.

Durante todo o dia, o estande do Senar Alagoas foi procurado por mulheres em busca de informações sobre os cursos e treinamentos oferecidos pela instituição, que são voltados para o produtor rural (homem e mulher do campo).

O Senar participou do evento com a divulgação das ações desenvolvidas pela instituição, especialmente nos municípios do interior do estado.

“Nós também fomentamos o empreendedorismo feminino por meio de capacitações em diversas áreas do agronegócio, ofertando ações de formação profissional rural e de promoção social para agregar valor à produção e estimular a sua inserção nas compras governamentais e no mercado privado”, explica a coordenadora do departamento técnico do Senar Alagoas, Graziela Freitas.

Saúde

Além do olhar mais empreendedor para o público feminino, o Senar Alagoas também se preocupa com a saúde e bem-estar das mulheres do campo. O Programa Saúde da Mulher Rural é um exemplo desse zelo.

Só no primeiro semestre deste ano, 251 produtoras rurais passaram pelo programa, que leva exames de citologia e testes rápidos de diversas doenças para os municípios do interior do estado.

“Com esse programa, o Senar busca oferecer atendimento médico para as mulheres e elevar a autoestima delas, o que acaba refletindo também no trabalho que todas desenvolvem no campo. Mostramos os cuidados que elas devem ter com a própria saúde, pois estando saudáveis, com todos os exames médicos em dia, elas conseguem produzir mais e empreender melhor”, avalia a coordenadora do programa, Andréa Almeida.

Imagem

Mais sobre a caravana

A ação faz parte de uma parceria entre a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação Nacional do Comércio (CNC), Senar, Banco do Brasil e a Caixa Econômica, além de governos estaduais e municipais.

Durante o evento foram oferecidos diversos cursos, entre eles a capacitação “Entendendo seu Primeiro Empreendimento: Você!”, e palestras sobre empreendedorismo, como “Mulheres no Controle – Gestão Financeira para Microempreendedoras”.

Também houve ofertas de crédito e demais serviços que podem alavancar a participação feminina nos negócios, além de atendimentos para apresentação das vagas disponíveis com parceiros do programa e orientações sobre como se inscrever nos cursos.

O público ainda pôde formalizar empresas, abrir contas bancárias, renegociar dívidas e fazer registros de Pix, entre outros. Toda a programação oferecida visa atender as necessidades e sensibilidades de cada região percorrida, além de incentivar as mulheres a se posicionarem em situações de vulnerabilidade ou violência doméstica.

Kelmenn Freitas

Analista de Comunicação
Sistema Faeal / Senar Alagoas

Fones: (82) 3217-9800 / 9805

comunicacao@senar-al.org.br

Matérias Relacionadas