Logo CNA

Senar participa de missão do Banco Mundial sobre resultados do projeto Paisagens Rurais
Missao paisagens bm ms

Reuniões acontecem em Mato Grosso do Sul e Brasília de 8 a 12 de maio

10 de maio 2023
Por Senar

Brasília (10/05/2023) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) participa até sexta (12) da missão do Banco Mundial para avaliar as ações do projeto FIP Paisagens Rurais. As atividades começaram nesta semana.

Na segunda (8) e na terça (9), a equipe visitou duas propriedades rurais de bovinocultura de corte atendidas em Mato Grosso do Sul, nos municípios de Ribas do Rio Pardo e Bataguassu.

A coordenadora técnica do projeto no Senar, Bárbara Silva, explica que o foco é avaliar o andamento das ações, com a aplicação das técnicas em campo e no que tange às adequações ambientais e adoção das tecnologias de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC).

“O banco vem com esse olhar para a gestão integrada da propriedade para avaliar os avanços do projeto e verificar a necessidade de ajustes ou implementação de ações”.

Visita a uma das propriedades rurais atendidas pelo projeto no estado. Visita a uma das propriedades rurais atendidas pelo projeto no estado.

Segundo Bárbara, as ações do projeto vão além das melhorias no manejo e nos processos produtivos da atividade rural, pois incluem, ainda, a conservação e a restauração de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal.

“São ações de melhoria da lógica produtiva dentro da propriedade para o produtor conseguir, além de ser mais produtivo, ter um melhor índice de sustentabilidade pensando no tripé social, ambiental e econômico”.

No Mato Grosso do Sul, o Senar atendeu 289 propriedades rurais com Assistência Técnica e Gerencial por meio do projeto. Ao todo, quatro mil produtores do bioma Cerrado serão atendidos na Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins.

O Paisagens Rurais é financiado com recursos do Programa de Investimentos Florestal (FIP, em inglês) gerenciados pelo Banco Mundial.

Também participam da missão os demais parceiros do projeto: Serviço Florestal Brasileiro, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e Embrapa.

Na quinta (11) e na sexta (12), a missão acontece na sede da Embrapa, em Brasília.

Saiba mais sobre o Paisagens Rurais: https://cnabrasil.org.br/projetos-e-programas/paisagens-rurais

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas