Logo CNA

SENAR monta unidade demonstrativa de forrageiras na Paraíba Agronegócios 2017
Forrageiras 1 0 44694100 1515060860

A ação é uma adaptação do projeto "Forrageiras para o Semiárido", uma parceria entre CNA, SENAR, ICNA e Embrapa

20 de setembro 2017
Por Instituto CNA

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba montou uma unidade demonstrativa com plantio de forrageiras na Expofeira Paraíba Agronegócios 2017. Essa é a primeira vez que a iniciativa é realizada durante o evento. Na área de 150m² foram cultivadas quatro espécies de palmas, além de outras forrageiras para alimentação animal.

A técnica da FAEPA/PB, Fernanda Quadro, que dá suporte à execução do explicou que o objetivo é divulgar para a população o uso e a eficácia dessas plantas. “Queremos mostrar que esse plantio é excelente para época de seca. Muitas pessoas utilizam apenas a palma, mas quando você usa vários nutrientes, você balanceia a dieta do animal”, ressalta.

As variedades de palmas escolhidas foram miúda, mão-de-moça e as orelhas de elefante africano e mexicano. As forrageiras escolhidas, milho, milheto e sorgo, são de plantio anual e os capins variaram entre caiaguas, piatã, massai e capim corrente.

“A adoção dessas tecnologias é extremamente importante para o desenvolvimento da região, porque ela ensina determinadas técnicas que melhoram a produção do gado. Por isso, eu acho muito importante a passagem dessa tecnologia para os pequenos agricultores”, afirma o empresário Fabrício Lira.

A unidade demonstrativa é uma adaptação do projeto “Forrageiras para o Semiárido”, uma parceria entre CNA, SENAR, ICNA e Embrapa. As forrageiras estão sendo testadas e avaliadas durante dois anos na cidade de Tenório, no Cariri paraibano.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Matérias Relacionadas