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Senar discute inovação e inteligência artificial na educação técnica
Instituição abordou tema durante seminário, na terça (26)
Brasília/DF (27/11/2024) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) discutiu as inovações e a influência da inteligência artificial na educação, durante o Seminário da Formação Técnica, na terça (26).
O professor da Universidade Federal de Pernambuco, Alex Sandro Gomes, é especialista na área e palestrou sobre a evolução da tecnologia na educação, explicando como a inteligência artificial está redefinindo a educação.
Para o profissional, a IA se mostra como fascinante e assustadora, porém, é apenas uma ferramenta que deve ser usada para criação de conteúdos e interação com os estudantes.
“Mesmo sendo tão imponente, ela é simplesmente um algoritmo que calcula probabilidades. Ela responde não apenas questões passadas, mas ganhou a capacidade de sugerir novos conteúdos. É isso que o modelo generativo faz com imagens, mapas, músicas, etc. Tecnologias emergentes são nossas ferramentas de trabalho.”
De acordo com o professor, os profissionais de educação são peça fundamental para a criação de uma mentalidade crítica e de agendas para usar a IA em benefício do estudante.
“Podemos usar a IA para expandir a inteligência humana desde que os humanos estejam no controle. O problema não é a tecnologia, temos que trabalhar os valores senão perderemos o controle sobre isso. Sem o controle, poderemos facilmente nos mover na direção errada.”
O professor Gomes disse ainda que a tecnologia é uma herança da humanidade e que nossa obrigação é passar essa herança para as novas gerações.
“Precisamos ensinar as pessoas a usarem a tecnologia para modificar e levar riqueza ao campo, conceber uma volta ao campo e elevar a qualidade de vida dos produtores rurais. Essa é uma forma que podemos ressignificar a inteligência artificial.”
Após a palestra, a diretora adjunta de Educação Formal e Infraestrutura, Maria Cristina Ferreira, apresentou um histórico da formação técnica do Senar e os desafios para o futuro.
Ela explicou que a trajetória do Senar na formação técnica avançou com a adesão aos programas do Ministério da Educação, como o Pronatec e à Rede e-Tec Brasil, que favoreceram o início dos cursos técnicos do Senar em nível nacional.
Maria Cristina falou ainda das melhorias na oferta, seleção e estrutura dos cursos técnicos visando atender a demanda do produtor rural, seus familiares, trabalhadores rurais e o público em geral, e ressaltou a parceria com os estados para o alcance dos resultados.
“Projetos só viram história e completam uma década por causa das pessoas envolvidas. A formação técnica do Senar é o que é hoje graças ao esforço contínuo de aprendizado e à construção conjunta de todos. É complexo, mas é extremamente gratificante.”
Transformando vidas – Representantes das Administrações Regionais do Senar de Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina trouxeram a experiência na promoção da educação técnica nos estados.
Gustavo Cavalca, diretor do Centro de Excelência de Bovinocultura de Corte em Mato Grosso do Sul, mostrou dados do crescimento dos cursos técnicos no estado, atualmente com 14 polos e 1298 alunos. Ele destacou a procura de empresas por profissionais capacitados na área de florestas. “Temos alunos que nem saíram do curso e já estão empregados.”
A coordenadora da e-Tec no Senar Pará, Maria Luzilândia, disse que o que mais se destacou nos cursos no estado foram as saídas de campo que preparam os estudantes para “serem profissionais de qualidade” e já saírem empregados. “Grandes empresas estão contratando os técnicos de imediato com salários muito bons. Isso é um marketing muito bom para nós e para os produtores que melhoram sua propriedade também.”
Na Paraíba, Poliana Sousa, coordenadora de e-Tec, afirmou que os cursos de Zootecnia e Agronegócio são os mais procurados e o público tem sido, na maioria, de pessoas que herdaram propriedades e não sabiam como conduzir o negócio. Segundo ela, o curso tem sido oferecido no estado de forma ininterrupta desde o início e todo esse prestígio vem da divulgação dos próprios alunos. “Eles divulgam o curso e com isso ganhamos cada vez mais força no estado porque são cursos que fazem a diferença na vida deles.”
A formação técnica no Rio de Janeiro tem se destacado pelas aulas práticas e a interação com os alunos. Atualmente, o estado tem quatro polos e planeja ampliar esse número em 2025 para atender outras regiões produtoras, explicou a coordenadora, Raquel Lima. “As práticas nos cursos são um diferencial porque estamos formando técnicos que sabem fazer e dominam a técnica,” disse.
Kátia Zanella, do Senar Santa Catarina, também destacou que os cursos técnicos têm mudado a realidade das pessoas no estado, com alunos empreendendo, propriedades rurais mais desenvolvidas e sucessão familiar no campo. A coordenadora da e-Tec mencionou as metodologias usadas nas aulas presenciais dos cursos que favorecem a participação ativa dos alunos, além das visitas técnicas às empresas parceiras que complementam o aprendizado. “Temos um curso consolidado que faz a diferença.”
Pesquisa – O diretor de Educação Formal e Infraestrutura do Senar, André Sanches, apresentou o resultado preliminar da pesquisa de impacto 2024 promovida com estudantes dos cursos Técnicos de Agronegócio, Fruticultura e Zootecnia para conhecer os impactos da formação na vida dos alunos egressos.
Segundo os dados, 70,52% dos alunos que responderam à pesquisa são das regiões Norte e Nordeste, sendo 58% homens e 41% mulheres, entre 26 e 45 anos. Além disso, 90,74% são diretamente relacionados ao agronegócio e, desses, 35,81% são produtores rurais.
Ainda de acordo com a pesquisa, 66,02% disseram que aumentaram a renda com a formação técnica, 79,66% passaram a ter autonomia financeira e 96,65% identificaram possibilidades de evolução profissional após o curso.
“Temos números mais do que satisfatórios e por isso precisamos assumir o papel de ampliar esses resultados porque sabemos que estamos impactando a vida dessas pessoas”, disse Sanches.
Campanha 10 anos - No encontro, o Senar lançou a campanha Formação Técnica: Tradição e Inovação no agro, em comemoração aos 10 anos da Rede e-Tec.
A diretora adjunta Maria Cristina Ferreira e a especialista do Dot Group, empresa que opera a Rede e-Tec do Senar, Livia Costa Andrade, falaram sobre as etapas da campanha que começou com o processo seletivo para o primeiro semestre de 2025.
A campanha será lançada em fevereiro de 2025, quando a Rede e-Tec do Senar completa 10 anos, e acontecerá ao longo de todo o ano com compartilhamento de histórias, vídeos de depoimentos, casos de sucesso e falas de quem faz parte dessa história.
Ao final do evento, Maria Cristina Ferreira apresentou as novidades na área de inovação para a e-Tec do Senar a partir de 2025, como chatbot com inteligência artificial no portal da Rede, aplicativo mobile para o aluno, apostila digital, aulas virtuais ao vivo, laboratório de práticas virtuais, entre outros.
A formação técnica do Senar teve mais de 39 mil matrículas nos últimos 10 anos. Para o primeiro semestre de 2025, estão abertas 4320 vagas nos seis cursos técnicos, com o lançamento do Técnico em Agropecuária na modalidade a distância. Para saber mais, acesse o edital no portal: www.senar.org.br/etec .