Logo CNA

Alagoas

Senar Alagoas realiza nova etapa do Programa CNA Jovem
IMG 20230827 091840908 HDR

1 de setembro 2023

Por: Kelmenn Freitas

Fonte: Senar Alagoas

O final do mês de agosto foi repleto de desafios para os participantes da segunda etapa estadual do Programa CNA Jovem, realizado em Alagoas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Além do desafio da Regional, que é desenvolver a cadeia produtiva de grãos no estado, eles também tiveram que encontrar soluções para uma série de problemas ligados ao agro que foram apresentados pelas instrutoras do Senar.

No primeiro dia, no sábado passado (26), a programação trouxe uma palestra do vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal), Edilson Maia, que falou sobre inovação e inspiração, reforçando a importância desses dois pilares na formação da mentalidade de novas lideranças do agro.

A presidente do Sindicato Rural de Junqueiro, Morgana Tavares, também fez uma apresentação aos participantes das ações realizadas pela entidade que dirige na região Agreste. Ela também falou sobre a experiência em fazer parte da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, programa de desenvolvimento da liderança feminina no setor agropecuário.

No domingo (27), os jovens líderes em formação também participaram de um bate papo com Juliana Almeida, que também faz parte da Comissão Nacional das Mulheres do Agro. Ela contou um pouco sobre a sua trajetória de vida, destacando a importância dos jovens se dedicarem em buscar cada vez mais conhecimento técnico e teórico para aplicar nas atividades ligadas ao agro. Juliana Almeida também relatou um case de sucesso na área de apicultura, para inspirar os jovens.

Edilson Maia, vice-presidente da Faeal, falou sobre inovação Edilson Maia, vice-presidente da Faeal, falou sobre inovação

A superintendente adjunta do Senar/AL, Luana Torres, também contou aos jovens um pouco da sua experiência ao participar do programa, ainda no início da carreira, para incentivá-los a seguirem suas jornadas no agro. Ela ingressou na instituição como estagiária e hoje ocupa um cargo de direção.

A programação no domingo contou ainda com uma palestra sobre as várias formas de comunicação, que foi realizada pela administradora de empresas Vânia Paes, também instrutora do Senar Alagoas.

Aprendizado

Thamyres Valeriano é uma das jovens participantes da edição deste ano e, segundo ela, como o programa é dividido por etapas, fica sempre apreensiva pensando se vai estar na próxima fase.

“Ao mesmo tempo, esse sentimento não nos faz ficar acomodados. Estar na etapa de inovação é fantástico, porque desde o início do programa éramos proibidos de pular para a solução, e hoje podemos falar sobre todas as ideias que vão trazer resultados concretos para o nosso beneficiário, que é o produtor rural”, afirma.

“Eu sempre digo que existe uma Thamyres antes do CNA Jovem e outra Thamyres após esse processo de desenvolvimento de liderança com o CNA Jovem. Com as capacitações podemos potencializar e desenvolver várias habilidades pessoais e profissionais, o que com certeza levarei para a vida”, completa.

Jovens participantes tiveram final de semana de desafios na sede do Senar/AL Jovens participantes tiveram final de semana de desafios na sede do Senar/AL

A gerente técnica do Senar Alagoas, Graziela Freitas, destaca que o Programa CNA Jovem é fundamental para ajudar na formação de novas lideranças para o agronegócio. “A sucessão familiar no campo ainda é baixa, então esses jovens vêm para nos ajudar a impulsionar essa sucessão no meio rural”, destaca.

Esta é a 5ª edição do CNA Jovem, que teve 2.446 inscritos de todo o Brasil e começou em novembro de 2022, com a etapa nacional acontecendo de forma remota com o módulo introdutório “Conhecendo o Sistema CNA e o setor agro”. Desde 2014, um total de 7.401 jovens, de todo o país, participaram de pelo menos uma etapa ao longo do programa.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Matérias Relacionadas