Logo CNA

Acre

SENAR – Acre representa Região Norte em gravação de documentário sobre a saúde rural brasileira

21 de novembro 2019

Por: Astorige Carneiro (ASCOM/SENAR - AC)

Com o objetivo de destacar as ações realizadas nas comunidades rurais brasileiras, bem como indicar ações futuras baseadas na eficácia de resultados, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) irá produzir um documentário sobre a saúde rural no Brasil, utilizando como base as ações dos programas “Saúde do Homem Rural” e “Saúde da Mulher Rural”.

Gravacaosac1

Para representar a Região Norte na produção audiovisual, foi escolhida a divisão acreana do SENAR, e as gravações acontecem no Estado durante esta semana, com culminância nesta quarta-feira (20/11), quando a equipe acompanhará a terceira ação de saúde rural do SENAR – Acre em 2019.

Magali Eleutério, assessora técnica do Departamento de Formação Profissional e Promoção Social do SENAR Central, destacou que, durante os dois anos em que vem acompanhando as ações de promoção social da Regional Acreana, ficou mais do que destacado o esforço que a equipe do Acre aplica no planejamento e execução destas ações nos municípios, principalmente no que diz respeito às articulações com os profissionais da saúde.

“Esta excelência nas programações fez com que a Regional Acreana integrasse o documentário como representante da Região Norte. Isso não desmerece em nenhum momento as outras Regionais, apenas traz um reconhecimento merecido para o Acre. O documentário vai ser de extrema importância para iluminar as questões mais específicas de cada região brasileira, permitindo que, baseados nas necessidades de cada uma, possamos desenvolver ações específicas. Isso vai garantir eficácia nos diagnósticos e nas ofertas futuras às comunidades rurais”, afirmou Magali.

RESULTADO DE PARCERIAS

Em sua fala, o superintendente do SENAR – AC, Mauro Marcello Gomes de Oliveira, relembrou a importância das parcerias para o sucesso dos atendimentos nas comunidades rurais. Só em 2019, nas ações anteriores realizadas nos municípios de Porto Acre e Capixaba, foram mais de 300 exames realizados.

“A atuação do SENAR – AC dentro dessa área teve início em 2014, sempre em parceria com as secretarias de saúde dos municípios e do estado. Sempre destacamos aos nossos parceiros o impacto que estas ações trazem, pois além de detectar possíveis quadros de câncer e outros tipos de problemas de saúde, levamos o conhecimento através de palestras e orientações médicas às populações rurais. Apesar de sermos uma Regional pequena, agradecemos imensamente aos nossos parceiros, pois sem eles seria bem mais difícil a realização destas ações, que são importantíssimas”, explicou Mauro.

Gravacaosac2

“É de extrema importância mostrarmos que, além de promover o aperfeiçoamento profissional, o Sistema FAEAC/SENAR promove o bem-estar e o zelo com a saúde. Sentimos um retorno que nos gratifica muito, pois é uma população que recebe nossas ações de braços abertos. Através das nossas parcerias, incentivamos que cada instituição colabore pela saúde da população, fortalecendo essa união para que as movimentações sejam cada vez mais efetivas e abrangentes”, enfatizou Assuero Doca Veronez, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC).

SOBRE OS PROGRAMAS: O “Saúde da Mulher Rural” tem como objetivo contribuir para a mudança e melhoria das condições de vida e saúde integral das mulheres do meio rural, com foco prioritário na educação em saúde, prevenção, diagnóstico precoce, vacinação, questões de gênero, violência doméstica, prevenção do câncer do colo do útero, câncer de mama, infecções sexualmente transmissíveis, entre outros.

Já o “Saúde do Homem Rural” tem como foco prioritário a educação em saúde, com prevenção, diagnóstico precoce, vacinação, questões de gênero, violência doméstica, prevenção do câncer de próstata, câncer de pênis e infecções sexualmente transmissíveis.

Através destas ações, é promovido o controle de fatores de riscos que afetam diretamente as mulheres e os homens das comunidades rurais.

Matérias Relacionadas