Acre

18/03/2019

Senar – AC realiza aula inaugural para alunos do Curso Técnico em Agronegócio

Por: Astorige Carneiro - ASCOM/Senar - Acre

Com mais de 30 alunos presentes, foi realizada na última quinta-feira (14), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Acre), a aula inaugural do ano letivo 2019 para os alunos do curso Técnico em Agronegócio.

Alunos do curso Técnico em Agronegócio. Foto: ASCOM/Senar – Acre

O evento, organizado pelas coordenadoras do curso e pela equipe técnica do Senar, também contou com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Agropecuária do Estado do Acre (FAEAC), Assuero Doca Veronez, do superintendente do Senar – Acre, Mauro Marcello Gomes Oliveira, e do diretor de administração e finanças do Sebrae – Acre, Francinei dos Santos.

“QUERO AJUDAR QUEM PRECISA”

Entre os 20 novos alunos, aprovados no processo classificatório de 2019, está a produtora rural Andreza Scherloske, do município de Epitaciolândia. Andreza relatou que chegou no Estado aos 9 anos de idade, em 1994, e que reside na propriedade rural com os pais e o filho, onde desenvolvem trabalhos ligados às cadeias do leite e da pecuária de corte.

“Quero repassar meus conhecimentos”, disse Andreza Scherloske, produtora rural e aluna do curso. Foto: ASCOM/Senar – Acre

“Estava parada há algum tempo, e agora quero aproveitar ao máximo esta chance. Até um certo tempo, pensava em trabalhar só na minha propriedade. Hoje, isso mudou: quero repassar os meus conhecimentos para outros produtores, para ajudar aqueles que não tiveram oportunidade. Quero ajudar quem precisa”, destacou Andreza.

Além de participar da oferta do curso, a produtora também é assistida pela equipe do Senar – Acre através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG Leite), que mobiliza diversos produtores em 10 municípios acreanos para intensificar e aprimorar a cadeia do leite no Estado.

Curso na modalidade semipresencial tem duração de 2 anos. Foto: ASCOM/Senar – Acre

“Às vezes, quem trabalha nessa área se fecha para o mundo dentro da propriedade, mas decidi agarrar essa oportunidade com as duas mãos. Mudei a maneira de ver a minha produção, a minha propriedade. Com a equipe do Senar, aprendi que visualizar a propriedade como uma empresa é o melhor caminho para o aperfeiçoamento constante”, afirmou.

APRIMORAMENTO DO AGRONEGÓCIO

“Queremos alavancar o agronegócio acreano”, destacou Assuero Veronez aos alunos durante a aula inaugural. Foto: ASCOM/Senar – Acre

Para o presidente da FAEAC, é importante que os estudantes compreendam a importância de trabalhar com o agronegócio, e de que a atuação dos futuros técnicos será fundamental para o crescimento e aprimoramento do setor no Acre: “Passamos por um momento de transição no cenário nacional, então buscamos excelentes profissionais para ajudar os produtores rurais em todo o Brasil. Queremos alavancar o agronegócio acreano, e queremos ter o apoio de vocês para isso”.

Mauro Marcello Gomes Oliveira, superintendente do Senar – AC. Foto: ASCOM/Senar – Acre

“O setor do agronegócio é uma máquina que precisa de harmonia entre todas as peças para funcionar, e os futuros técnicos também serão peças fundamentais para este desenvolvimento. Estamos muito felizes de oportunizar o acesso à educação e à formação técnica para beneficiar a produção rural no Acre”, afirmou Mauro Marcello Gomes Oliveira, superintendente do Senar – Acre.

SOBRE O CURSO

O curso Técnico em Agronegócio, ofertado pela regional acreana do Senar, é uma parceria com a Rede e-Tec Brasil, do Ministério da Educação (MEC), e possui duração de 2 anos na modalidade semipresencial.

Objetivo do curso é formar profissionais para atuar no setor do agronegócio. Foto: ASCOM/Senar – Acre

O principal objetivo é formar profissionais habilitados na aplicação dos procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio, visando os diferentes segmentos e cadeias produtivas da agropecuária brasileira.

Veja também