Paraná
Seminário discute a importância dos responsáveis técnicos nas queijarias

Promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR e pelo CRMV-PR, iniciativa faz parte das ações do Prêmio Queijos do Paraná
O Sistema FAEP/SENAR-PR e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR) promoveram, na manhã desta terça-feira (29), o Seminário de Responsabilidade Técnica em Queijarias. O evento contou com quatro palestras técnicas de especialistas, que abordaram o tema central a partir de diferentes perspectivas. A iniciativa faz parte das ações que integram o Prêmio Queijos do Paraná.
Na primeira apresentação, o médico veterinário fiscal do CRMV-PR, Rafael Stedile, abordou aspectos éticos, civis e criminais relacionados à atividade dos responsáveis técnicos. Além de trazer exemplos práticos, Stedile trouxe um levantamento dos processos éticos instaurados no CRMV-PR em 2021. De 116 procedimentos abertos, 74 casos terminaram com penalização. Por isso, ele ressaltou a necessidade de os responsáveis agirem de acordo com os protocolos técnicos e respeitando a legislação.
“Não precisamos ter medo paralisante, mas agir com responsabilidade. Quanto maior nossa responsabilidade, maior nosso valor e o valor da nossa ação preventiva”, resumiu.

Rafael Stedile

Júlia Arantes Galvão

Rafael Martins Felício

Guilherme Borges Bond
Em outra palestra, a professora Júlia Arantes Galvão falou sobre prevenção da contaminação bacteriana nos queijos. Docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutora em produtos de origem animal e coordenadora do Laboratório de Inspeção e Controle de Qualidade de Alimentos e Água, a professora trouxe exemplos práticos e didáticos a serem adotados como forma de evitar a ação de contaminantes na cadeia do leite.
Na sequência, o médico veterinário Rafael Martins Felício, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), falou sobre programas de autocontrole na indústria do queijo. Por fim, o médico veterinário Guilherme Borges Bond palestrou sobre como o bem-estar de vacas leiteiras contribui para a produção.
Assista ao evento na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=3OG6FQaMzkQ
Áreas de atuação

Senar-PR reforça maquinário moderno do CTA de Ibiporã
Kit da empresa MagnoJet com pulverizador costal, filtros, manômetro e outros equipamentos vai auxiliar nos cursos de aplicação de agroquímicos

Pedro Lupion assume FPA diante de desafios para o setor rural
No evento de posse em Brasília, comitiva da FAEP reforçou as pautas de interesse dos produtores rurais do Paraná

Encontro foca na mobilização do sistema sindical rural
Sistema Faep/Senar-PR realizou 1º Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores dos Sindicatos Rurais, com vistas a ampliar o acesso de capacitação aos produtores do Paraná

Caos na BR-277 pode gerar prejuízo de R$ 600 mi no escoamento da soja do Paraná
Projeção do Sistema FAEP/SENAR-PR considera o frete mais alto para transportar a oleaginosa até o Porto de Santos