Logo CNA

Tocantins

Prova de ganho de peso destaca evolução genética no Tocantins
Encerramento prova de ganho de peso

Prova teve início em julho do ano passado e foi concluída agora em maio

25 de maio 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

A prova de ganho de peso em Silvanópolis, na Fazenda Encontro da Natureza, consolidou-se como um acontecimento de referência na pecuária local. O evento destacou o potencial de aprimoramento genético do rebanho no Tocantins e estimulou o compartilhamento de novas técnicas entre os produtores.

Uma iniciativa da ACNT - Associação de Criadores de Nelore do Tocantins, com o apoio do Senar Tocantins, o evento reuniu cerca de vinte produtores e mais de 80 animais. A prova teve início em julho do ano passado e foi concluída agora em maio.
Os criadores de gado Nelore da região confiaram a Celso Guelfi, proprietário da fazenda “Encontro da Natureza”, onde a competição ocorreu, a responsabilidade de conduzir a prova ao longo dos meses. Durante o período, os animais ficaram no mesmo espaço e sob um cuidadoso manejo nutricional para que a comparação do desempenho pudesse ser feita.

Dos animais apresentados, oito se destacaram. Desse total, três foram contratados pelas centrais de coleta de sêmen. “Começamos essa missão há onze meses. Os produtores trouxeram o que havia de melhor nas suas fazendas. Para nós é um troféu ter centrais interessadas em espalhar essa genética pelo Brasil”, disse Celso.

“Pudemos observar animais que chegaram aqui bezerros e, hoje, são touros pesando mais de 600 kg. Nosso produtor pode ficar tranquilo, pois o Tocantins está produzindo touros de primeira, que vão ajudar a melhorar o nosso rebanho”, afirmou Paulo Carneiro, presidente do sistema FAET/Senar.

Os animais da Fazenda Mato Verde, do pecuarista Antônio Carlos Correa levaram o 1º e 2º lugares. “Queremos exportar essa genética e esse marco reforça a qualidade do melhoramento do Nelore no estado”, disse o produtor.

No evento, a ACNT conferiu um reconhecimento ao presidente do sistema FAET/Senar, Paulo Carneiro, por sua contribuição e influência na pecuária estadual. Na oportunidade, Celso Guelfi também recebeu uma honraria pela atuação e comprometimento na criação e melhoramento genético da raça Nelore na região.

Para mais informações, acesse SISTEMA FAET/SENAR

FAET SENAR Sindicatos

Áreas de atuação