Logo CNA

Prorrogação de antidumping para batata congelada impede práticas desleais de comércio, diz CNA
Whats App Image 2023 02 17 at 18 10 40

Medida foi publicada na sexta (17) e é válida para o produto importado da Alemanha, Bélgica, França e Países Baixos

17 de fevereiro 2023
Por CNA

Brasília (17/02/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avaliou que a prorrogação do direito antidumping por cinco anos para a batata congelada importada vai impedir prejuízos e fomentar a produção nacional, reduzindo danos com práticas desleais no comércio internacional do produto.

A decisão está na Resolução nº 451 , de 16 de fevereiro de 2023, do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, publicada nesta sexta no Diário Oficial da União, e vale para o produto originário da Alemanha, Bélgica, França e Países Baixos.

A medida foi tomada depois de constatados indícios de retomada da prática de dumping pelos produtores/exportadores nestes quatro países. No ano passado, a entidade defendeu a prorrogação para neutralizar o dano causado pelas importações com a prática de dumping e estimula o investimento da cadeia produtiva nacional.

O mecanismo de dumping é caracterizado pela prática de preço de comercialização inferior ao custo de produção do produto no país de origem, sendo um mecanismo desleal de comércio.

A medida antidumping é aplicada desde 2017, por meio da Resolução 06/2017. Na época, houve avaliação e confirmação da prática de dumping e dano à indústria nacional. Terminado o prazo de cinco anos definido em resolução, foi feita a abertura do processo de revisão na Secretaria de Comércio exterior (Secex).

De acordo com a CNA, a manutenção da tarifação antidumping se justifica como mecanismo de defesa comercial do produto nacional frente ao produto importado, além de fortalecer a produção e a indústria nacional.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação