Logo CNA

Projeto Campo Futuro analisa custo de produção do café em Minas Gerais
Campo Futuro

Primeiro painel da cafeicultura em 2020 reuniu, por videoconferência, produtores e técnicos para levantar informações sobre a produção em Monte Carmelo

30 de junho 2020
Por CNA

Brasília (30/06/2020) – O Projeto Campo Futuro, desenvolvido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu na terça (30) o primeiro painel online de 2020 voltado ao levantamento dos custos de produção na cafeicultura.

Participaram da discussão produtores locais, técnicos da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), representantes do Sindicato dos Produtores Rurais e da Associação dos Cafeicultores da Região de Monte Carmelo (Amoca), com a finalidade de retratar o cenário produtivo da região.

Com foco na definição de uma propriedade de café típica (modal) da região de Monte Carmelo, em Minas Gerais, os participantes definiram como realidade produtiva mais representativa a do manejo de café irrigado, em área média de 50 hectares e produção de 35 sacas por hectare para a região.

Esse ano, com a valorização da taxa de câmbio e das cotações internacionais, o preço do café no mercado interno tem se mostrado mais atrativo ao produtor, principalmente quando se compara a realidade apontada durante a realização do Painel do ano passado”, explicou o assessor técnico da CNA, Thiago Rodrigues.

Com relação aos custos de produção, de forma preliminar, o painel indicou alguns dados que repercutiram na redução do Custo Operacional Efetivo, que é aquele que envolve todos os custos efetivamente desembolsados em um ano agrícola pelo produtor.

Segundo Rodrigues, em termos de resultado, os dados de incremento de receita para o produtor e a redução dos custos operacionais repercutiram em uma margem favorável no curto prazo.

“No entanto, analisando o modelo produtivo no longo prazo, o cenário de margem líquida negativa, indica que o produtor ainda não consegue arcar com custos referentes a depreciação se equipamentos, máquinas e instalações, por exemplo. Porém, é importante ressaltar esses dados são dados preliminares e ainda serão validados.”

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas