Logo CNA

Bahia

Programa Jovem Aprendiz do Senar dá início a turmas nas cidades de Sátiro Dias e Medeiros Neto
S C3 A1tiro

10 de maio 2019

Por: Sistema FAEB SENAR

Vinte e cinco jovens da cidade de Sátiro Dias começaram, na última sexta-feira (3), a se preparem para o mercado de trabalho, por meio do curso Aprendizagem na Fruticultura da Agropecuária Bomsucesso. Os selecionados já estão fazendo parte do quadro de funcionários da empresa Itacitrus, maior exportadora de limão Tahiti do Brasil. Lá, eles terão a chance de se desenvolver com atividades teóricas e práticas que dão todo o suporte necessário ao aprendiz para compreender como funciona o dia-a-dia de um grande negócio, cultivando o senso profissional e ético.

A seleção para a formação da terceira turma do programa contou com a participação de 210 pessoas que enviaram seus currículos com a intenção de ingressar na ação. Desse total, a empresa, com ajuda da prefeitura da cidade, escolheu os 25 aprendizes que terão que cumprir uma carga horária de 960 horas no período de um ano, realizando atividades dentro do estabelecimento.

Durante as boas-vindas, a responsável pelo setor do Recursos Humanos da empresa, Ivanildes Santos, destacou a responsabilidade socioambiental da Itacitrus no ambiente em que ela está inserida. Já Liziane Rocha, coordenadora adjunta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Senar/BA, agradeceu pela confiança e parceira da Itacitrus. Além disso, ela iniciou uma apresentação sobre a responsabilidade do Senar Bahia em disseminar a educação profissional, assistência técnica e a promoção social das pessoas do meio rural. Liziane conceituou também o programa de "Aprendizagem" e a legislação que o regulariza.

Medeiros Neto

Já o município de Medeiros Neto recebeu a primeira turma do programa Jovem Aprendiz Rural do Senar que conta com a participação de 40 aprendizes. Os selecionados vão iniciar as atividades na empresa Usina Santa Maria por meio do curso Aprendizagem na Cultura da cana-de-açúcar.

Os participantes, que estão divididos em duas turmas, tiveram um encontro de integração que contou com a participação de representantes do Sistema FAEB SENAR Sindicato, como a coordenadora adjunta do Senar, Liziane Rocha e a presidente do Sindicato Rural, Maria de Fátima Reis. Além disso, a usina estava representada pelo supervisor do setor de Recursos Humanos, Ramilton Pedroso e Ana Maria. Também participou Cirila Sales, da secretaria Municipal de Educação da cidade.

Fátima destacou que a parceria entre o Sistema FAEB SENAR Sindicato e a Usina Santa Maria é importante para o desenvolvimento social e econômico do município, já que os jovens com idade de 18 e 23 anos, têm acesso ao primeiro emprego, recebendo salário proporcional às quatro horas diárias de atividades que vão ser exercidas em aproximadamente um ano. Já o representante da Usina, destacou a necessidade e importância de novos profissionais qualificados para ingressarem no setor agroaçucareiro da região. Por isso, pediu dedicação e empenho aos jovens, afirmando que os melhores serão absorvidos pelo mercado de trabalho.