Logo CNA

Programa Do Rural à Mesa é destaque na Rede Globo
Matheus bddfa 0 024496002015150611991

Coordenador de ATeG do SENAR falou sobre a iniciativa no Bom Dia DF desta quinta-feira

7 de abril 2016
Por Senar

Em fase de expansão e com reconhecimento cada vez maior, o programa Do Rural à Mesa foi destaque no Bom Dia DF, programa exibido pela Rede Globo de Brasília, nesta quinta-feira (7/4). O coordenador nacional de Assistência Técnica e Gerencial do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Matheus Ferreira, e a gerente pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Gastronomia, Patrícia Garcia, falaram sobre a iniciativa ao vivo durante uma entrevista para o jornalista Geraldo Beckher.

“A parceria está completando um ano agora. O programa orienta os produtores sobre as melhores práticas de produção para se tornarem mais competitivos e acessar mercados consumidores diferenciados. Essa orientação é gratuita, feita por um técnico capacitado pelo SENAR, que acompanha os produtores no seu dia-a-dia”, declarou Matheus Ferreira.

A iniciativa prevê a aquisição das hortaliças produzidas por um grupo de 26 produtores rurais de Alexânia (GO), atendidos pelo SENAR. O Senac adquire estes alimentos para serem utilizados nas refeições preparadas em 10 restaurantes-escola que a entidade mantém na Capital Federal. Entre os benefícios do programa estão aumento da rentabilidade para os produtores com a venda direta e sem “atravessadores”, uso correto de defensivos agrícolas e fornecimento de alimentos com maior qualidade e segurança para os consumidores, entre outros.

“Utilizamos esses insumos em todos os nossos espaços. Com o Rural à Mesa, nós estamos aproximando os estudantes de gastronomia das propriedades rurais para que eles possam compreender melhor essa realidade e trazer um tratamento diferenciado para os produtos que eles manipulam dentro das cozinhas”, ressaltou Patrícia Garcia.

No próximo dia 9 de abril, um grupo de estudantes do curso de Aperfeiçoamento em Cozinha, do Senac, visitará a propriedade rural de um participante do Rural à Mesa e vai preparar um almoço com os produtos colhidos pelos integrantes do programa. Existe a possibilidade de ampliação da iniciativa para as regionais do SENAR e do Senac nos demais estados, assim como estender as parcerias comerciais para redes de hotéis, restaurantes, escolas e universidades.

Equipe do Senac junto com Matheus Ferreira e o repórter Geraldo Beckher

Conheça mais sobre o Programa Do Rural à Mesa:

A Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial está fundamentada em cinco etapas:

Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4141
www.senar.org.br
www.facebook.com.br/SENARBrasil
www.twitter.com/SENARBrasil
www.canaldoprodutor.tv.br