Logo CNA

Prêmio CNA Brasil Artesanal de Cachaça é tema de debate em portal especializado
Cachaca

Técnica da Confederação e dois vencedores participaram de live na quarta (23)

24 de novembro 2022
Por CNA

Brasília (24/11/2022) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (23), de live sobre o Prêmio CNA Brasil Artesanal, promovida pelo portal especializado Cachaciê, especializado em cachaça de alambique.

O debate teve a participação da assessora técnica da Comissão Nacional de Cana-de-Açúcar, Eduarda Lee, de dois dos vencedores do prêmio, Eliezer Ferreira e Cid Faria, e da jornalista Ana Laura Guimarães, especialista no tema e criadora do site.

Em novembro, a CNA premiou as melhores cachaças de alambique em duas categorias: branca e amarela. A assessora técnica Eduarda Lee explicou o passo-a-passo da premiação, composta de várias etapas, entre elas, júri técnico e popular, até a divulgação do resultado.

Assessora técnica fala sobre Prêmio  CNA Brasil Artesanal de Cachaça.

“Os produtos passaram por uma pré-seleção do júri técnico baseada em atributos sensoriais importantes, e depois a degustação dos produtos com as melhores notas por um júri popular. Foi de extrema importância para a confirmação da qualidade e excelência desses produtos", disse.

A jornalista Ana Laura Guimarães participou do júri técnico e ressaltou o cuidado da Comissão Organizadora em manter as amostras sem identificação e a metodologia inovadora de avaliação por meios digitais sem qualquer tipo de influência.

“Esse prêmio foi o evento do setor de cachaça mais importante de 2022, trazendo pontos inovadores, como a gratuidade das inscrições, foco no pequeno produtor, sistematização digital das etapas, participação do público, premiação em dinheiro, além do fomento e promoção das cachaças pós-concurso”.

Os vencedores destacaram a satisfação em participar do prêmio e a seriedade com que a seleção foi realizada. “Prezo sempre pela qualidade dos meus produtos em detrimento do volume de produção, e espero alcançar novos mercados com essa premiação”, afirmou Cid Faria, que venceu com a cachaça branca Remedin Prata.

Eliezer Ferreira, que ficou em primeiro lugar na categoria amarela com a cachaça Princesa do Vale, ressaltou a importância do registro do alambique e de seus produtos junto ao Ministério da Agricultura e a valorização da bebida no País.

No link https://www.youtube.com/watch?v=EXzu2M52Mxg você pode conferir a live completa.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas