Logo CNA

Pará

Prefeitura de Tomé-Açu doa espaço para instalação da Escola-Indústria Senar - Chocolate da Amêndoa à Barra
Tomeacu7

3 de setembro 2020

Por: Lorena Daibes

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Faepa/Senar

O município de Tomé-Açu, na região Nordeste Paraense, receberá em breve as instalações da Escola-Indústria Senar - Chocolate da Amêndoa à Barra, projeto do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Pará (Senar-PA) em parceria com a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e o Governo do Estado do Pará, através da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).

Tomeacu3 200902 190621

O primeiro passo para a construção da escola foi dado nesta quarta-feira, dia 2, ocasião em que o vice-prefeito de Tomé-Açu, Charles Saraiva, e o vereador do município, Jonas Aguiar, formalizaram a doação do espaço ao presidente da Faepa, Carlos Xavier. Na ocasião, o presidente realizou a entrega da Carta Sindical ao presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Tomé-Açu, Edson Shinji Matsuzaki.

Tomeacu4

A cerimônia contou com as presenças do superintendente do Senar, Walter Cardoso, do Cônsul do Japão, Hiroaki Aizawa, do reitor da Ufra, Marcel Botelho, do secretário da Sedap, Hugo Suenaga, além de outros representantes de instituições parceiras.

Tomeacu5

A área, cuja doação foi viabilizada, é considerada patrimônio histórico e foi construída na década de 40 por imigrantes japoneses.

Tomeacu6

ESCOLA-INDÚSTRIA

O projeto inovador e o primeiro do Senar em nível nacional, possibilitará a verticalização da produção de cacau no estado do Pará, atualmente o maior produtor mundial da amêndoa, através da geração de conhecimento, agregando valor ao cultivo do fruto e incentivando o produtor rural a investir na produção de chocolate. A iniciativa contempla a instalação de 5 escolas nos munícipios de Altamira (já inaugurada), Igarapé-Miri, Medicilândia, Tomé-Açu e Castanhal, e ainda, a implantação de uma unidade móvel para a produção de chocolate.

CAPACITAÇÃO

Dentro dessa proposta, na Escola-Indústria serão promovidas palestras técnicas sobre o manejo do cacau ao chocolate, quando os participantes terão a oportunidade de compartilhar de aulas práticas e vivenciar o contato com maquinário para o aprendizado da produção de chocolate.

O superintendente do Senar, Walter Cardoso, conta que na escola os produtores rurais aprenderão sobre o conceito Bean to Bar, uma tendência da chocolateria que significa da amêndoa à barra. “Trata-se de um projeto inovador, sendo o primeiro do Senar em nível nacional, que tem como objetivo incentivar o produtor rural a ter acesso ao conhecimento e, com isso, também impulsionar o desenvolvimento do agronegócio no estado. É um projeto que movimenta toda uma cadeia, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o agronegócio paraense”, frisou Walter.

MAIOR PRODUTOR

“Somos o maior produtor de cacau do Brasil, entretanto, exportamos 99% da nossa amêndoa, por isso desenvolvemos este revolucionário projeto, para que também sejamos responsáveis pelo beneficiamento e, com isso, movimentar ainda mais essa cadeia produtiva e contribuir para o desenvolvimento do nosso Pará, através da criação de novos empregos e renda para a população”, comenta Carlos Xavier, presidente da Faepa.

Segundo o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Tomé-Açu, Edson Shinji Matsuzaki, é com grande satisfação que os produtores de cacau recebem a doação. “Em breve a Escola-Indústria vai oportunizar a verticalização da produção, agregando valor e gerando conhecimento de todas as fases do processo”, explicou.

Matérias Relacionadas