Logo CNA

Ponta Grossa sedia Programa Empreendedor Rural
Senar parana 1 0 32783600 1515060982

O programa aborda a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo

22 de fevereiro 2017
Por Senar

O Sindicato Rural de Ponta Grossa promove, em parceria com a FAEP e SENAR, o Programa Empreendedor Rural no município. O projeto aborda a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo das pessoas do meio rural. Ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os produtores rurais passem a administrar suas propriedades com eficiência, como se fossem verdadeiras empresas. Além disso, estimula o debate e a formação de lideranças. O curso está disponível gratuitamente para o produtor rural.

Para falar mais sobre o assunto, o Sindicato promove uma palestra na “Quinta com Café”, o evento será realizado nesta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, a partir das 8 horas. O evento será realizado na Associação dos Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais, com entrada gratuita. Quem abordará o assunto é o economista, especialista em finanças e credenciado pelo SENAR, Josias Ribeiro Lourenço. Ele explica que o programa nasceu em 2003 e desde então vem formando empreendedores. “O projeto foi desenvolvido pelo SENAR/PR em parceria com o SEBRAE/PR, e vem sendo executado no Estado do Paraná e atualmente é um programa do SENAR Brasil, sendo aplicado em todo o Brasil.”, conta o economista. Josias destaca que o curso é gratuito.

O presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, destaca que o programa é bastante importante e ajuda na qualificação do produtor. “O sindicato está cadastrando produtores para realizarem o Programa em Ponta Grossa. Isso é muito importante, pois o produtor irá trabalhar gestão na propriedade rural, empreendedorismo, formação de liderança, processo produtivo entre outras propostas. Tudo isso irá gerar resultado, eficiência e irá melhorar a vida do produtor rural”, salienta o presidente. Ele acredita que uma atitude como está irá melhorar o processo para dentro da porteira. “Falamos muito da nossa eficiência para dentro da porteira, entretanto o curso nos dá motivos para avançar. Portanto, o curso ajuda a multiplicar e difundir trabalhos já realizados com outros produtores que podem ser implantados em muitas propriedades. Por isso, eu convido os produtores a buscar mais esse conhecimento oferecido pelo sistema”, convida Gustavo.

Módulos

O programa possui cinco fases, chamada de eixo de aprendizagem – diagnóstico, planejamento estratégico, estudo de mercado, engenharia de projetos e avaliações. Em cada uma destas fases, são tratados módulos encadeados de forma a dar suporte teórico e prático aos produtores. "Ao todo são 17 módulos específicos e direcionados a cada fase do projeto, abordando áreas de conhecimento técnico e de desenvolvimento humano, mais três módulos de consultoria individuais que somam 20 encontros de 8 horas cada, totalizando 160 horas de treinamento. Os encontros são realizados geralmente em um encontro por semana o que deve durar em torno de quatro a cinco meses”, descreve o economista Josias. Ele explica que ao longo do programa, serão transferidos aos empreendedores rurais, vários conceitos. “Esses conceitos abrangem a área técnica necessária à elaboração do projeto com diagnóstico e fluxo de caixa, planejamento estratégico, estudo de mercado, Engenharia do Projeto e Avaliações do projeto) , além de trabalhar o lado pessoal, interpessoal, social e humano dos participantes. Também terão noções de legislação trabalhista, ambiental, sucessão familiar, fluxos de caixa, e economia e a renda nacional, globalização e políticas econômicas, cadeias agroindustriais, instituições da agropecuária, administração da empresa rural e outros conceitos”, descreve o economista.

Requisitos

Os pré-requisitos necessários serão: idade mínima de 18 anos e ensino fundamental completo. O público alvo são pessoas ligadas ao meio rural - proprietários ou arrendatários de terras, parceiros, suas famílias, trabalhadores rurais, prestadores de serviço para o meio rural e outras pessoas cujas atividades econômicas mantêm vínculo com o setor rural. As inscrições e mais informações podem ser obtidas no Sindicato Rural de Ponta Grossa, através do fone (42) 3222-4945.

Fonte: arede.info

Matérias Relacionadas