Logo CNA

Participante do CNA Jovem representa Brasil em fórum na Alemanha
Quesia YFF2023 CNA Jovem1

Evento reuniu participantes de diversos países para debater alimentação e agricultura

23 de janeiro 2023
Por Senar

Brasília (23/01/2023) – A integrante da quarta edição do programa CNA Jovem , Quésia Sá Pavão, do Pará, representou o Brasil no Fórum de Jovens Agricultores (YFF), em Berlim, na Alemanha, que ocorreu de 18 a 21 de janeiro.

O encontro reuniu 20 jovens agricultores do Brasil, Zimbábue, Quênia, Uganda, Japão, Nepal, Itália, Estados Unidos, Noruega, República Dominicana, Nova Zelândia, Austrália, Indonésia e Costa Rica.

YFF2023

No final do evento, os participantes elaboraram um posicionamento da juventude sobre o tema "Transformação dos Sistemas Alimentares: Uma resposta mundial para crises múltiplas”.

O documento traz propostas para três questões centrais: Como tornar os sistemas alimentares mais resistentes diante das crises globais? Como tornar os sistemas alimentares mais amigáveis ao clima preservando a biodiversidade? Como ampliar a colaboração global acerca dos nossos sistemas alimentares.

A declaração dos jovens agricultores foi entregue aos representantes do Ministério da Agricultura da Alemanha no sábado (21), durante a Conferência dos Ministros da Agricultura no Fórum Global para Alimentação e Agricultura” (GFFA).

Quésia teve apoio do Sistema CNA/Senar ao longo da trajetória na quarta edição do CNA Jovem, o que contribuiu para a preparação dos novos líderes com desenvolvimento de novas habilidades e competências.

Ao participar do Fórum Global, Quésia afirma que percebeu a importância da conexão entre as pessoas.

“O alimento é o que nos une. Esse fio precisa ser mantido e para isso precisamos transformar os sistemas alimentares que não estão alinhados com a sustentabilidade. Eu vejo que o Brasil está equiparado com as intenções globais e pronto para colaborar. Eu penso que precisamos expandir mais o conhecimento a todos os sistemas alimentares locais e assim fortalecer nossa agricultura”, ressaltou.

A jovem brasileira é engenheira agrônoma com mestrado na área de Agricultura Tropical e doutoranda em Manejo e Conservação dos Recursos Ambientais da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

No programa de desenvolvimento de novas lideranças, Quésia esteve no grupo com foco institucional e teve como desafio individual a conscientização de envolvidos da cadeia produtiva do açaí sobre os usos do caroço para garantir o beneficiamento e a utilização em outros produtos.

Assessoria de Comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas