Amazonas
Notícias
Faea tem representantes na primeira reunião da Comissão Nacional de Novas Lideranças da CNA
20 de setembro 2023Senar realiza supervisão de produtores atendidos pelo programa de ATeG em Apuí, no sul do Amazonas
14 de setembro 2023Sistema Faea Senar Fundepec/AM participa da 34ª EXPOAP, em Apuí
14 de setembro 2023Presidente da Faea participa da abertura da I Oficina de Regularização Ambiental do Amazonas: desafios e perspectivas

Programação, que segue até quarta (23), tem o objetivo de debater e dar encaminhamentos em relação aos desafios para a regularização ambiental no Amazonas
Por: ASCOM - Sistema Faea Senar Fundepec/AM
O presidente da FAEA, Muni Lourenço, participou nesta terça-feira (22), no Hotel Da Vinci, da mesa de abertura da I Oficina de Regularização Ambiental do Amazonas: desafios e perspectivas. A programação que segue até quarta-feira (23), tem o objetivo de debater e dar encaminhamentos em relação aos desafios para a regularização ambiental no Amazonas.
Na ocasião, ele destacou que a concretização da regularização ambiental é um grande desafio que vai exigir o engajamento de todos, com relação às tarefas para que haja avanços. “Temos uma realidade desafiante, uma questão histórica de carências de regularização fundiária que estão diretamente ligadas com a questão da regularização ambiental, em particular no Sul do Amazonas. Nosso país tem uma das legislações mais rigorosas do mundo, em especial aqui para nossa região e o que nós queremos é segurança jurídica, tranquilidade para continuar a trabalhar e produzir comida para a população. O Brasil hoje tem responsabilidade com a segurança alimentar mundial”.
Segundo ressaltou Lourenço, o produtor quer ter o certificado de que ele está regular perante a legislação ambiental. “Então queremos regras factíveis em relação ao PRA para que o produtor possa recuperar o seu eventual passivo ambiental e que se possível possa ser viabilizado retorno econômico para o produtor que faça essa adesão. Para isso vamos ter muita demanda na questão de assistência técnica, orientação, infraestrutura para que possamos avançar. Da nossa parte estamos totalmente à disposição pra dar as mãos com todos para que possamos concretizar a regularização ambiental no coração da Amazônia junto aos mais de 330 mil amazonenses que vivem da atividade rural”.
Além de Muni Lourenço, estiveram presentes na abertura, a coordenadora executiva do Projeto Biomas na CNA e coordenadora nacional do programa PRAVALER, Cláudia Mendes, a superintendente do Senar-AR/AM, Jeyn’s Alves e equipe (o economista, Juan Mário e a engenheira agrônoma, Joana Monteiro), o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, o diretor administrativo-financeiro do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Luiz Andrade, o titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, a diretora de regularização ambiental do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Jaine Ariély Davet, o representante da Agência de Cooperação Alemã (GIZ), Taiguara Alencar, o professor Eron Bezerra, representando o Magnífico Reitor da Ufam, Sylvio Pulga e o representante do Incra de Brasília, Carlos Ansarah.
Texto: ASCOM – Faea Senar Fundepec/AM
https://www.facebook.com/sistemafaeasenar
@sistemafaeasenar