Logo CNA

Núcleo Avançado de Capacitação de Cotriguaçu beneficiará toda a região de Juína (MT)
21062016045914 0 912691002015150611471

Unidade do SENAR-MT vai atender os municípios Rondolandia, Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguçu, Juína e Juruena

24 de junho 2016
Por Senar

Formada pelos municípios de Rondolandia, Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguçu, Juína e Juruena, a regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) de Juína comemora a instalação do Núcleo Avançado de Capacitação (Nac), no município de Cotriguaçu. O presidente do Sindicato Rural de Cotriguaçu, Damião Carlos de Lima, popularmente conhecido como Kiko, ressalta que haverá aumento na solicitação de treinamentos em seu município em função da instalação do Núcleo.

Ele conta que quando viu a estrutura montada teve a certeza não só do aumento do número de treinamentos, como também o de pessoas qualificadas. "Mais que isso, temos a certeza que haverá melhora na qualidade do aprendizado. Tudo em função de termos uma boa estrutura para a realização das atividades", ressalta o presidente.

O mobilizador de Cotriguaçu, José Antonio Pereira acrescenta que antes da instalação do Núcleo era uma dificuldade realizar um curso por causa da falta de estrutura e também de utensílios como geladeira, mesas e vários outros. Além do conforto e de facilitar as atividades para os participantes, a instalação do Núcleo também contribuiu para a melhoria do trabalho do mobilizador e do instrutor credenciado junto ao SENAR-MT.

O presidente Kiko e o mobilizador Pereira do Sindicato Rural de Cotriguaçu garantem que haverá um aumento considerável nas solicitações que serão feitas durante o Plano Anual de Trabalho (PAT). O primeiro treinamento realizado no Núcleo Avançado de Capacitação, de Cotriguaçu foi o de beneficiamento do leite. "Foi um sucesso. Os participantes ficaram muito satisfeitos com a estrutura e garantiram que ficou muito mais assimilar o conhecimento em função de ter uma boa estrutura para as aulas".

De acordo com o supervisor da região, Germano Nogueira, apesar de ter somente sete municípios, as distâncias são grandes. "Mas com a reestruturação houve uma melhora em todos os sentidos, conseguimos estreitar as relações com todos os sindicatos rurais e a contratação de mais mobilizadores contribuiu muito para o desenvolvimento do trabalho com mais qualidade".

Com a pecuária como base da economia, a presidente do Sindicato Rural do município de Castanheira, Greice Cordeiro da Silva destaca que a região é bastante promissora. Segundo ela, os treinamentos mais demandados são os de doma, rédea, inseminação artificial e vários outros que qualificam profissionais para trabalhar na cadeia produtiva da pecuária. Ela também aponta aumento nas solicitações de treinamentos para o próximo ano. "Já tivemos a primeira reunião do Plano Anual de Trabalho (PAT) e, observamos que haverá aumento no número de treinamento que serão solicitados para o próximo ano", ressalta a presidente.

Assim como em Castanheira, no município de Rondolândia a pecuária também é a base da economia e os treinamentos mais demandados também são os de doma e rédeas e inseminação artificial. O presidente do Sindicato Rural, Luiz Carlos Lira conta que além da pecuária também está em expansão as cadeias produtivas da piscicultura, suinocultura, e bovinocultura de leite. "Para o próximo ano teremos muitas demandas de treinamentos para qualificar profissionais para atuar nestas cadeias produtivas".

Assessoria de Comunicação do SENAR-MT
www.sistemafamato.org.br