Novos líderes do agro se reúnem em Brasília para etapa final do CNA Jovem 2025

Encontro definirá os dez destaques que participarão de uma missão técnica pelo Brasil em 2026

Por Senar 5 de dezembro 2025
Compartilhe:
CNA Jovem 3a ed abre

Brasília (05/12/2025) - O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) realiza até domingo (7), em Brasília, o terceiro e último encontro da 6ª edição do programa de desenvolvimento de lideranças, o CNA Jovem. O encontro começou na sexta (5) e reuniu 62 participantes de todo o país para três dias de atividades, trocas e formação voltadas ao fortalecimento de jovens lideranças do agro.

Fabíola Bomtempo, diretora de Educação Profissional do Senar, recebeu os participantes e explicou que o grande diferencial dessa edição é o alinhamento das iniciativas dos participantes com temas prioritários para o agro definidos pela CNA.

“Pela primeira vez, os jovens desenvolveram seus desafios a partir de pautas estratégicas nacionais como regularização fundiária, logística, cadeias produtivas e outras demandas consideradas essenciais para o setor agropecuário”, afirmou.

A diretora ressaltou que, além de avaliar as soluções desenvolvidas, o programa pretende identificar quais competências foram fortalecidas pelos jovens ao longo da jornada, iniciada em fevereiro.

Imagem

“Todas as propostas dos participantes têm um ponto em comum: atender problemas reais enfrentados pelos produtores rurais, com potencial de impacto direto no campo e possibilidade de replicação em nível nacional”.

Programação – O encontro começou, na sexta (5), com a abertura na sede do Sistema CNA/Senar, onde os jovens participaram de visitas guiadas às áreas técnicas para conhecer o trabalho das diretorias da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Senar, Instituto CNA, Faculdade CNA e HUB.

No sábado (6), pela manhã, o foco estará no Painel de Apresentações, momento em que os jovens apresentam suas iniciativas e compartilham soluções para os desafios do setor e troca de aprendizados. À tarde, acontecem os módulos de imersão sobre atuação institucional, papel do jovem no agro e desenvolvimento de competências, em uma sequência de atividades práticas e reflexivas.

Imagem

No domingo (7), os participantes focam na elaboração do plano de carreira e vivenciam uma dinâmica em grupo. No período da tarde, o Senar divulgará os 10 destaques dessa edição. 

“Ao final do encontro, serão selecionados 10 destaques, considerando tanto o desenvolvimento de competências quanto a qualidade das iniciativas e, entre eles, vamos destacar três iniciativas que serão premiadas como grandes destaques desta edição”, concluiu Fabíola.

Os premiados vão participar de uma missão técnica pelo país, com visitas a propriedades e instituições nas cinco regiões brasileiras, proporcionando uma imersão na diversidade da produção agropecuária nacional. O grupo deve embarcar para a viagem no primeiro semestre de 2026.