Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Nova regulamentação para qualidade do leite será obrigatória a partir de maio
Bovinocultura de Leite

Mercado Agropecuário

6 de fevereiro 2019

Por: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ana Brito

A partir de maio deste ano, passa a ser obrigatória uma nova regulamentação referente ao setor de leite. As instruções normativas 76 e 77, publicadas pelo Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, trazem regras sobre produção, transporte, acondicionamento e armazenamento.

A Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária alerta sobre a importância da adequação do setor. “As mudanças também representam um desafio para as indústrias do setor, que precisam, por exemplo, rever a logística de coleta”, afirma o diretor-secretário da Famasul, Frederico Stella, destacando também: “É muito importante seguir os parâmetros estabelecidos nas INs, para que se produza um leite de qualidade”.

As propriedades rurais atendidas pela ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, recebem orientação de manejo e conhecimentos relacionados com as mudanças. “Com o Mais Leite, programa que atende mil propriedades rurais no estado, o criador tem acesso a capacitações que proporcionam adequação à normativa. Nova lei é fundamental porque direciona a melhoria dos processos da qualidade da matéria-prima”, afirma o coordenador técnico do Senar/MS, Francisco Paredes.

Para Paredes o programa supre a necessidade dos estabelecimentos na qualificação junto aos laticínios. “O plano de ação visa não só o aumento de produção, mas também buscando a sustentabilidade do empreendimento”.

A regulamentação foi publicada pelo Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no final do ano passado. A partir do dia 30 de maio de 2019, produtores e empresas que beneficiam o leite terão que obedecer as novas legislações. Para conhecer, na íntegra, o conteúdo das instruções normativas, clique aqui .

Preços do Leite – Dados do último boletim informativo do Sistema Famasul apontam para uma recuperação no mercado. De acordo com a Unidade Técnica, em Mato Grosso do Sul, o preço médio do leite em 2018 ficou em R$ 1,0428/litro, com alta de 9% em relação ao valor de 2017, de R$ 0,9564. “A estimativa para 2019 é de valorização em 2,3%, previsão mais associada ao desempenho da demanda, uma vez que o volume produzido no estado não deve crescer”, afirma o diretor da Famasul, Frederico Stella

Justamente no período do início da obrigatoriedade da normativa, é que o setor espera um avanço nas cotações. “Os preços do leite registram uma maior valorização, tradicionalmente, entre maio e agosto, período mais seco do ano que compromete a qualidade das pastagens e consequentemente reduz a produtividade do rebanho”, reforça Stella.

Representatividade Rural – No dia 19 de janeiro, a diretoria do Sistema Famasul participou de um encontro com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e com representantes rurais para ouvir demandas dos produtores do estado.

As lideranças entregaram um documento elaborado pela Federação e outras instituições, elencando alguns desafios para a produção da matéria-prima. “A Famasul recebe positivamente a visita da Ministra que vem para ouvir o setor que possui questões bem peculiares e que é estratégico para o desenvolvimento da economia do nosso estado”, afirmou, na ocasião, o diretor-tesoureiro da Federação, Marcelo Bertoni.

Mercado Agropecuário – O Sistema Famasul divulga todas as segundas-feiras uma matéria sobre o andamento das principais cadeias produtivas de Mato Grosso do Sul. Acompanhe!

Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul - Ana Brito

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas