Logo CNA

Mato Grosso

Nova Monte Verde comemora aniversário com inauguração do Sindicato Rural e NAC
A 62 scaled

A sede do Sindicato Rural de Nova Monte Verde e o Núcleo Avançado de Capacitação do município foram inaugurados durante solenidade no sábado

22 de agosto 2022

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

O aniversário de 31 anos de Nova Monte Verde, localizada a cerca de 900 quilômetros de Cuiabá, teve vários tipos de comemoração. Além da 24ª ExpoVerde – Feira Agropecuária, que antes mesmo de ser concluída já superou as expectativas de venda, teve também a inauguração da nova sede do Sindicato Rural e do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC).

0

Presidente do Sindicato Rural, Robson Marques, com o presidente do Sistema Famato, Normando Corral

Com uma cavalgada de aproximadamente oito quilômetros foi dado início às festividades do sábado (20.08). De acordo com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Normando Corral, a inauguração da nova sede do Sindicato Rural, mais que uma obra civil, é a importância das ações que irão acontecer em torno dela. Corral destaca ainda que o espaço adequado para atender o produtor contribui para o crescimento da região.

O presidente do Sindicato Rural de Nova Monte Verde, Robson Marques, conta que assumiu o Sindicato Rural em 2017 com o propósito de resgatar a credibilidade da instituição e trazer o produtor para dentro das atividades. “A princípio tínhamos uma sede alugada. Um dos nossos objetivos era ter a sede própria”.

Marques garante que o Sindicato Rural é um dos órgãos mais fortes dentro do município de Nova Monte Verde. Segundo ele, a população do município é de aproximadamente seis mil pessoas. Deste montante, 175 são associados ao Sindicato Rural de Nova Monte Verde. “Quando assumimos tínhamos 30 associados, em 2022, este número aumentou para 175. Destes, temos 125 regularmente documentados e atuantes com voz e voto”.

NÚCLEO AVANÇADO DE CAPACITAÇÃO – A estrutura dos NACs é composta por duas salas de aula, uma cozinha industrial equipada para receber qualquer tipo de treinamento de transformação e industrialização de alimentos, banheiros e ar condicionado.

0

Descerramento da placa durante solenidade

Mais que isso, o NAC tem uma área externa adequada para receber máquinas e equipamentos para as aulas práticas dos cursos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com os Sindicatos Rurais

O superintendente do Senar-MT, Francisco Olavo Pugliesi de Castro enfatiza que o NAC gera desenvolvimento humano para a região aumentando o número de pessoas capacitadas. “O nosso papel é transformar a vida das pessoas por meio do conhecimento. O Senar-MT é um potencial para capacitar e qualificar pessoas para atuarem no setor agropecuário. No momento estamos vivendo um apagão de mão de obra qualificada”.

Chico da Pauliceia destaca ainda que os Sindicatos Rurais junto com os produtores rurais precisam usar o Senar-MT para capacitar e qualificar pessoas. “Uma pessoa qualificada tem condições de tirar o máximo destas máquinas e equipamentos cada vez mais modernos que estão chegando no mercado”.

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, destaca que inaugurar mais um Nac é um sentimento pessoal de alegria. Ele conta que como produtor rural sabe da importância de ter um local adequado para a realização de cursos. “O papel do Senar-MT é absorver conhecimento e multiplicá-lo para os produtores rurais a fim de que possam utilizar em seu trabalho no campo e também acompanhar o dinamismo do avanço tecnológico”.

0

PRESTÍGIO – A solenidade de inauguração das obras de Nova Monte Verde contou com a presença de toda a diretoria da Famato, incluindo os diretores financeiro e administrativo, Vilmondes Tomain e de relações institucionais, José Luiz Fidelis.

O presidente do Fundo de Emergência de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT), Antônio Carlos Carvalho de Souza e o representante da Aprosoja Ilson Redivo também estiveram presentes. Além dele, os presidentes dos Sindicatos Rurais da região marcaram presença para prestigiar a solenidade de Robson Marques.

O prefeito e toda a equipe da prefeitura de Nova Monte Verde prestigiaram o evento. A solenidade contou ainda com representantes dos mais diversos setores da economia e dos produtores rurais.

Selo

Matérias Relacionadas