Sindicato dos Produtores Rurais de Mata Roma inaugura nova sede com apoio do Sistema Faema/Senar

Espaço fortalece a representação no campo e amplia oportunidades de capacitação e desenvolvimento para produtores rurais da região

2 de fevereiro 2026
Compartilhe:
MATA ROMA

Leocândida Rocha

Fonte: Senar-MA

O Sindicato dos Produtores Rurais de Mata Roma entregou esta semana aos seus associados e demais produtores rurais a nova sede da instituição, em uma cerimônia marcada por emoção, reconhecimento e reafirmação do compromisso com o fortalecimento do agro local. A inauguração foi conduzida pelo presidente Onézimo Garreto e contou com apoio direto do Sistema Faema/Senar, parceiro estratégico no desenvolvimento de ações voltadas ao produtor rural.

O evento reuniu diversas autoridades e lideranças, entre elas secretários municipais das prefeituras de Mata Roma e Anapurus, representante de banco oficial, técnicos de campo, coordenador de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), além de representantes sindicais dos municípios de Vargem Grande, Buriti, Santa Quitéria, São Bernardo, Brejo e São Benedito do Rio Preto, que prestigiaram a solenidade. O professor Júlio Pavão, secretário de Educação de Mata Roma, representou na oportunidade o prefeito do município.

O ponto alto da cerimônia foi o tradicional corte da fita e a homenagem a um dos fundadores do município, produtor rural Sebastião Garreto (Nego Garreto), reconhecido por sua contribuição histórica para o desenvolvimento da região.

Referência - Fundado em 1999 por Oswaldo Garreto, primo do atual presidente, o Sindicato Rural de Mata Roma chega aos seus 27 anos de história consolidado como uma importante referência de representação e conquistas em favor dos produtores rurais afiliados. Onézimo, é o terceiro mandatário da entidade, que ao longo das últimas décadas tem acumulado avanços significativos para o fortalecimento do agro local.

Durante a inauguração, o presidente do sindicato destacou a importância do novo espaço como referência para os produtores e como instrumento de incentivo à capacitação e ao crescimento no campo.

“Me sinto muito feliz neste dia em que estamos inaugurando a sede do Sindicato, a Casa do produtor rural aqui de Mata Roma. É uma referência para os produtores locais se sentirem incentivados a se capacitar, melhorar a sua produção e aumentar o seu negócio”, afirmou Garreto.

Ele também celebrou a chegada de novas oportunidades educacionais. “Além da inauguração do espaço, estamos comemorando também a implantação ainda este ano do curso técnico de Agronegócio pelo Sistema Faema/Senar, a quem agradeço todo o apoio”, completou.

Propriedades - Atualmente, o Sindicato de Mata Roma, em parceria com o Sistema Faema/Senar, atua diretamente no fortalecimento de duas cadeias produtivas estratégicas: piscicultura e olericultura, com o acompanhamento de dois técnicos de campo, atendendo cerca de 100 propriedades rurais nos municípios de Mata Roma e Anapurus.

O presidente Raimundo Coelho, classificou a inauguração como um marco para a estrutura sindical e para o fortalecimento das ações no interior do Maranhão.

“Estamos inaugurando a estruturação do Sindicato de Mata Roma, que atende também Anapurus. Aqui mostramos como funciona o Sistema Faema/Senar e os Sindicatos, que são a base que representam os produtores em cada município”, destacou.

Raimundo Coelho reforçou ainda que é a partir dessa atuação conjunta que chegam às comunidades as ações de assistência e capacitação. “É daqui que saem as ações para atender o pequeno e médio produtor rural, sempre com foco em seu fortalecimento e desenvolvimento no campo”, concluiu.

A nova sede simboliza mais que uma estrutura física: representa um avanço na organização rural, na valorização do produtor e no compromisso permanente do Sistema Faema/Senar com o crescimento sustentável do agro maranhense.

Áreas de atuação relacionadas