Logo CNA

Parceiros destacam excelência do Senar no lançamento do FIP Paisagem
Whats App Image 2018 12 13 at 19 42 39

Entidade vai levar Assistência Técnica e Gerencial para quatro mil produtores do Bioma Cerrado por meio do projeto

13 de dezembro 2018
Por Senar

Brasília-DF (13/12/18) – A excelência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) em capacitar e dar assistência técnica ao produtor rural será o diferencial na execução do Projeto FIP Paisagem, afirmaram os parceiros durante o lançamento da iniciativa, na quarta (12), na 24ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP24) em Katowice, Polônia.

O projeto fará a gestão integrada da paisagem do bioma Cerrado por meio do monitoramento de imagens por satélite, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Senar vai levar assistência técnica e gerencial para produtores rurais de nove estados do bioma.

“O Serviço Florestal Brasileiro tem expectativa muito grande em relação ao projeto por acreditar que o Senar tem excelência em atuação junto aos produtores rurais nas atividades que já vem desenvolvendo nas áreas produtivas,” afirmou Janaína Rocha, Gerente Executiva de Cadastro de Florestas.

Janaína Rocha, Serviço Florestal Brasileiro

Janaína ressaltou ainda o lado gerencial da assistência técnica do Senar que, segundo ela, dá acesso a novos e melhores mercados para o produtor rural, agregando valor aos produtos e intensificando a produção nas mesmas áreas que já foram convertidas.

“Esperamos que o FIP Paisagem seja o início de uma parceria que tende a se estreitar entre o Sistema Florestal Brasileiro e o Senar, além dos demais parceiros envolvidos, com a expectativa de fazermos o melhor trabalho para levar a melhor tecnologia e assistência técnica ao produtor rural, demonstrando que o nosso país produz sim com muita sustentabilidade.”

Para Sidney Medeiros, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o projeto tem caráter inovador, onde o produtor rural será protagonista na execução de diferentes políticas públicas como a recuperação de pastagens e do passivo ambiental nas propriedades.

“O FIP Paisagem vai ajudar o produtor a se adequar à legislação ambiental ao mesmo tempo em que intensifica a produção agropecuária e passa a ser mais resiliente no campo, com mais retorno financeiro. O Ministério da Agricultura tem certeza do sucesso desse projeto.”

Anselm Duchrow, diretor de Proteção e Gestão Sustentável das Florestas Tropicais da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), afirmou que as expectativas em relação ao FIP Paisagem são as mais altas possíveis. A GIZ é uma das instituições executoras do projeto.

Anselm Duchrow, diretor de Proteção e Gestão Sustentável das Florestas Tropicais da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ)

“Nós achamos que será uma experiência muito boa no sentido de harmonizar a produção agrícola e a restauração ambiental dentro do Código Florestal. O que vai permitir isso é essa fantástica parceria entre o Serviço Florestal, Senar, GIZ, Embrapa e Ministério da Agricultura.”

Segundo Duchrow, outra frente do projeto será possível usar o crédito rural dentro das prioridades para que o produtor faça a regularização ambiental. “Isso trará benefícios para o clima, para a produtividade e sustentabilidade agrícola, principalmente, e para a proteção dos recursos hídricos. Estamos ansiosos para começar esse trabalho conjuntamente.”

O FIP Paisagem terá duração de seis anos Cada propriedade receberá atendimento da assistência técnica do Senar por 24 meses, com ações voltadas para o aumento da produtividade e da renda nas cadeias produtivas assistidas.

Mateus Tavares, assessor técnico do Senar e gestor do Projeto ABC Cerrado

“No FIP Paisagem, vamos levar também informações sobre legislação ambiental para que os produtores rurais possam elaborar e executar o plano de recuperação ambiental declarado no Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, afirmou Mateus Tavares, assessor técnico do Senar que participou do lançamento do projeto na COP.

Assessoria de Comunicação CNA/SENAR
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação