Logo CNA

Paraná

Mundial na França inspira novidades para o Prêmio Queijos do Paraná
Mundial do queijo abre

Delegação paranaense também fez visita técnica a produtores, fabricantes, cooperativas, associações e instituições técnicas em diversas regiões do país europeu

23 de outubro 2023

Realizada em setembro, na França, a 6ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers (Mundial de Queijos e Laticínios) serviu de inspiração para paranaenses que integraram a comitiva que viajou para participar do evento internacional. Além das experiências acumuladas ao longo da viagem técnica, Luciana Matsuguma, técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, identificou iniciativas que podem ser incorporadas à segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná , com lançamento previsto para 2024.

Entre as novidades que podem ser implantadas no concurso paranaense está a abertura de espaços de exposição para que queijeiros possam promover a degustação e comercialização
de seus produtos. No Mondial du Fromage , 202 produtores de queijo expuseram seus produtos, estreitando elos com o merca do consumidor.

"O foco desse espaço nem é a venda em larga escala, mas dar ao queijeiro a possibilidade de apresentar o seu produto, de torná-lo conhecido. Posteriormente, podem fechar até contratos de venda em volume maior."

Luciana Matsuguma, técnica do Detec do Sistema FAEP/SENAR-PR

No Mundial de Queijos, produtores puderam expor seus queijos

Outros pontos que podem ser adotados no prêmio criado e promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR envolvem a ampliação de eventos técnicos, conferências e oficinas; e a realização de um concurso para escolher o melhor queijista – profissional que atua em casas especializadas de queijo e que ajuda o cliente a escolher o melhor produto, de acordo com seu gosto. No Mondial du Fromage , o concurso incluiu nove provas – entre teóricas e práticas –, como teste às cegas, em que o participante tinha que provar quatro queijos e falar sobre a história e características de cada produto.

Candidata a melhor queijista, no concurso francês

“Esse profissional tem que ter um conhecimento amplo, desde a origem do leite e o tipo de cada queijo até a história e o processo de fabricação, além de saber harmonizar com outros produtos”, apontou Luciana.

O evento na França também proporcionou experiências vivenciais na produção de queijos, com aulas em que o público – em pequenos grupos – podia fabricar queijos, de acordo com um método artesanal pré-industrial. “Nós podemos estudar uma forma de promover uma experiência desse tipo a quem for ao Prêmio Queijos do Paraná”, resumiu a técnica do
Sistema FAEP/SENAR-PR.

Grupo aprendeu a fabricar queijos, a partir de processo artesanal, no Mundial de Queijos

As iniciativas listadas por Luciana serão apresentadas ao comitê gestor do Prêmio Queijos do Paraná – formado também pelo Sebrae-PR , Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e Sindileite-PR . Na primeira edição , realizada em 2023, o prêmio teve 450 queijos inscritos, 323 aprovados a participar do concurso. No total, 98 medalhas foram distribuídas – 10 super ouro, 30 de ouro, 30 de prata e 28 de bronze.

Ao longo do Mondial du Fromage , Luciana passou a integrar o Guilde Internationale des Fromagers , uma seleta associação que reúne 8,7 mil membros no mundo, entre produtores, transformadores, comerciantes e profissionais do setor lácteo. O convite para que Luciana passasse a fazer parte da confraria se deu em razão de sua atuação na organização do
Prêmio Queijos do Paraná.

Além do Mondial du Fromage , o roteiro da viagem técnica da delegação paranaense incluiu visitas a produtores, fabricantes, cooperativas, associações, maturadores e instituições técnicas, em Roquefort, Causse de la Selle, Laguiole, Aurillac, Orcival, Montbrison, Bourges e Paris.

Vencedores paranaenses fazem visita técnica à França

Duas das vencedoras do Prêmio Queijos do Paraná também acompanharam de perto o Mondial du Fromage , na França. Mariana Massari representou a Frimesa, que teve o seu queijo parmesão considerado o melhor produto do concurso paranaense . Sollange Liller, da Tia Nena Produtos Coloniais, foi sorteada entre os dez medalhistas super ouro.

Sollange Lillier, Mariana Massari e Luciana Matsuguma

Marisa e Leomar Martins

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas