Logo CNA

Mato Grosso

Mulheres instituem feira semanal após programa de empreendedorismo
07 24 jul mulheres em campo nova monte verde 4

Iniciativa é exclusiva para quem participou

25 de julho 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/ Senar-MT

Em Nova Monte Verde, participantes do Programa Mulheres em Campo se surpreenderam com o sucesso da feira que encerra o curso, ao comercializarem todos os produtos em menos de duas horas de evento. O resultado positivo incentivou as mulheres a transformarem a feira em um evento permanente no município. A Feira das Mulheres Empreendedoras acontece agora todos os domingos pela manhã.

O curso havia sido solicitado pela Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Artesãs de Nova Monte Verde (Amurverde) para desenvolver melhor as habilidades de empreendedorismo. Segundo a presidente da instituição, Silmara Campanucci, o maior aprendizado no Programa foi aprender a precificar os seus produtos. “Cobrávamos muito abaixo do que realmente valia e depois de um dos módulos aprendemos o custo da nossa mão de obra, que também deve ser levada em conta”, avalia.

Dentre os produtos atualmente comercializados pelas participantes estão pães, bolos e doces. A Feira, que acontece no espaço da Feira Municipal, é exclusiva para as participantes do Programa Mulheres em Campo e ocorre aos domingos das 07h às 10h, ou até os produtos se esgotarem.

O programa foi ofertado pela parceria entre Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural de Nova Monte Verde, entre os meses de maio e junho. As instrutoras foram as profissionais Bruna Machado e Paula Regina Gubert. O programa é modular e ensina sobre planejamento, custos de produção, desenvolvimento pessoal, indicadores de viabilidade e comercialização, diagnóstico e empreendedorismo. O encerramento é com uma feira para a comunidade com o intuito de que as participantes possam praticar o que foi instruído no curso.

Matérias Relacionadas