Logo CNA

Missão da CNA no México gera US$ 3,7 milhões em vendas
Whats App Image 2024 03 11 at 17 01 31

Confederação levou 12 empresários rurais na Expo Antad, em Guadalajara

26 de abril 2024
Por CNA

Brasília (26/04/2024) – A missão da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com 12 empresários rurais de diversos setores na Expo Antad, em Guadalajara, no México, gerou US$ 3,7 milhões em vendas e projeções de US$ 19,1 milhões para os próximos 12 meses.

O grupo de empresários rurais faz parte das empresas que são atendidas pelo projeto Agro.BR , uma iniciativa da CNA e da Apex Brasil para inserir mais produtores no comércio global e diversificar a pauta exportadora brasileira.

Segundo o vice-presidente de Relações Internacionais da CNA, Gedeão Pereira, a intenção do Agro.BR nas feiras é abrir espaço para produtos que não são considerados commodities, mas que tem grande potencial para acessar o mercado mexicano.

“O México é um grande país consumidor, com mais de 100 milhões de pessoas, e pela questão cultural são países muito próximos. Essa feira nos traz este tipo de oportunidade para mostrar a competitividade do agro brasileiro e mostrar o potencial para continuar crescendo”.

A assessora internacional Rita Padilla, explica que as missões comerciais que a CNA realiza, por meio do AgroBR, em outros países, são cruciais para expandir os horizontes dos empresários e suas empresas.

“Essa iniciativa não apenas oferece a oportunidade de explorar novos mercados e clientes em potencial, mas também possibilita o estabelecimento novas parcerias estratégicas e a identificação de tendências e demandas locais. Participar de uma missão comercial proporciona uma compreensão mais profunda dos aspectos culturais e das práticas de negócios do país visitado”.

Empresários – Os empresários da delegação atuam na produção de açaí, cebola, chocolate, cacau, arroz, palmito, geleias, doces, frutas, feijão, azeite, guaraná, creme de avelã e hortaliças.

Para a produtora de azeite de oliva Zélia Scherer Maciel, da empresa gaúcha Olivais Viridi, o projeto Agro.BR é uma grande oportunidade para que outras empresas de olivicultura conquistem o mercado internacional, diante da qualidade do produto brasileiro.

“Isso me dá a certeza que nosso produto é diferenciado. Outras empresas deveriam aproveitar as oportunidades que a CNA oferece para exportação”, ressaltou.

O chef Fábio Sicília, produtor de cacau e fundador da Gaudens Chocolate, também viu no mercado mexicano um grande atrativo para seu produto. “Eles têm o hábito do consumo, então é uma grande oportunidade de negócio”.

Bianca Esteves, da Philá, que produz palmito de pupunha em Santo Antônio de Jesus (BA), busca sua estreia no mercado internacional para seu produto e enxergou espaço junto ao consumidor mexicano.

“Trabalhamos com vendas apenas na Bahia, mas estamos tentando a exportação para o mundo e o Agro.BR fez toda uma pesquisa para ver que nosso produto é o que eles buscam. Então tivemos várias rodadas de negócios para mostrar a qualidade do nosso produto”.

Rafael Ming, da Açaí Motion (DF), avalia que o Agro.BR possibilita canais de comunicação diretos em feiras com os consumidores por meio de rodadas de negócios, o que traz grandes vantagens para vender os produtos.

Áreas de atuação