Logo CNA

Mapa prorroga prazo de validade da Declaração de Aptidão ao Pronaf
40928506010 422c18f254 c

Objetivo é evitar a locomoção de agricultores familiares até os órgãos e entidades emissoras da DAP na busca pela renovação do documento

28 de setembro 2020
Por CNA

Brasília (28/09/2020) – O Ministério da Agricultura (Mapa) prorrogou por mais seis meses o prazo de validade da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) com vencimento entre os dias 24 de setembro e 31 de dezembro de 2020. Já as declarações que vencem entre 1º de janeiro e 31 de março de 2021 terão validade estendida por três meses.

A medida, publicada por meio da Portaria n° 129 , tem por objetivo evitar a locomoção de agricultores familiares até os órgãos e entidades emissoras da Declaração na busca pela renovação do documento e para garantir aos beneficiários a continuidade do acesso às políticas públicas da agricultura familiar durante a pandemia da Covid-19.

Em março deste ano, o Mapa já havia feito uma primeira prorrogação da validade das DAPs em decorrência do estado de calamidade pública.

Segundo a assessora técnica da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares da CNA, Marina Zimmermann, a DAP é o documento que permite ao produtor rural acessar as políticas públicas voltadas para a agricultura familiar.

“Mesmo com as restrições impostas pela pandemia do coronavírus, é importante que os agricultores familiares continuem participando das políticas públicas que promovem a melhoria de seus sistemas produtivos e a comercialização de seus produtos”, destacou.

De acordo com a Coordenação do Cadastro da Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), com a iniciativa, mais de 846 mil DAPs terão sua vigência prorrogada, garantindo que milhares de agricultores familiares continuem acessando programas e projetos executados pelo Mapa.

Clique aqui para saber mais sobre a DAP.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas