CNA discute cadastro da agricultura familiar, recursos do Pronaf e emissão de nota fiscal eletrônica

Temas foram tratados na reunião da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais
Brasília (24/02/2023) – A Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais da CNA se reuniu, na quinta (23), para debater o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) para pequenos produtores.
O CAF é o instrumento para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Lei nº 11.326/2006) e substituiu a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) no ano passado para acessar as políticas públicas voltadas ao público definido na Lei.
A assessora técnica da CNA, Arlete Salles, afirmou que a entidade conseguiu, no início de fevereiro, a prorrogação das DAPs que estão dentro do prazo de validade para mais 12 meses até que o sistema do CAF esteja apto para a emissão de novos cadastros.

Arlete ressaltou que a CNA considera capacitar profissionais das federações e sindicatos rurais para usarem o sistema do CAF, caso o sistema permita a navegação da entidade em um ambiente virtual próprio do CAFWeb.
“Esse assunto é prioridade para a comissão. Precisamos encontrar uma solução junto com o atual governo para que os produtores possam ter acesso ao crédito e continuem produzindo”, afirmou o presidente da Comissão, José Zeferino Pedroso.
Sobre a emissão da Nota Fiscal Eletrônica para pequenos produtores rurais, o coordenador do Núcleo Econômico, Renato Conchon, fez uma apresentação sobre o tema.
De acordo com Conchon, a CNA e a Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) enviaram um ofício ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) solicitando a prorrogação da obrigatoriedade, de 1º de julho de 2023 para julho de 2025, e que a decisão do que fazer em relação à emissão das notas eletrônicas fique a cargo dos estados.
“Essa obrigatoriedade vai impactar os pequenos e médios produtores, porque aquele que não tiver apto para emitir essa nota, não poderá vender seu produto,” disse Conchon.
Além do ofício, a Confederação e as federações estaduais vão atuar na divulgação sobre o tema e promover capacitações para sensibilizar os produtores sobre a obrigatoriedade.
Em relação ao Pronaf, o assessor do Núcleo Econômico, Guilherme Rios, afirmou que as expectativas para o Plano Safra desse ano são de que o governo priorize a agricultura familiar, com aumento de recursos e redução de taxas.
Rios pediu que as federações enviem sugestões para auxiliar na construção das propostas que a CNA vai enviar para o plano.
Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte
Áreas de atuação
Matérias Relacionadas

Senar AM se credencia junto ao Banco da Amazônia para elaboração de projetos de financiamento para produtores rurais atendidos pela ATeG no Amazonas
Com essa assinatura, o Senar Amazonas se tornou a primeira administração regional da instituição na Região Norte a se credenciar perante o Banco da Amazônia para esse tipo de projeto.

Prazo de emissão da DAP termina no dia 31 de outubro
A partir de novembro passa a valer o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar

CNA discute uso de selos de identificação e Plano Safra na agricultura familiar
Temas foram tratados na reunião da Comissão Nacional de Empreendedores Familiares Rurais

Prazo de emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf é prorrogado
Produtores rurais terão até 31 de outubro para emitir documento. Medida atende a um pleito da CNA

CNA e Federações debatem Programa Nacional de Crédito Fundiário
Comissão de Empreendedores Familiares Rurais se reuniu na quarta (11)

Faesc pede apoio para produtores rurais não enquadrados no Pronaf
A medida auxilia os produtores rurais prejudicados por seca ou estiagem e inclui Santa Catarina entre os Estados beneficiados.

Produtores atingidos pela seca terão desconto de até 35,2%
Governo federal regulamentou o auxílio para o pagamento de financiamento a agricultores que tiveram culturas afetadas. Saiba como conseguir o benefício

CNA defende medidas orçamentárias para produtores impactados pelas secas e chuvas
Tesouro remanejou R$ 925 mi para subvenção na forma de equalização da taxa de juros, mas volume ainda não viabiliza renegociações de financiamentos nas regiões atingidas por condições climáticas