Logo CNA

Paraná

Mais de 320 produtos concorrem no Prêmio Queijos do Paraná
Premio Queijos do Parana arte

Vindos de todas as regiões do Estado, queijos estão habilitados à avaliação e premiação, que ocorre em 1º de junho, em Curitiba

20 de abril 2023

A primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná conta com adesão maciça: 322 produtos provenientes de todas as regiões do Estado estão habilitados a concorrer, em 16 categorias (outras três não tiveram inscritos). A cerimônia de avaliação e premiação dos queijos será realizada em 1º de junho, quando é celebrado o Dia Nacional do Leite. O Prêmio Queijos do Paraná é uma realização do Sistema FAEP/SENAR-PR, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Sebrae-PR e Sindileite-PR, com apoio de 28 entidades.

A categoria com maior número de inscritos é destinada a queijos tipo minas artesanal ou colonial, com 72 concorrentes. A categoria de criações especiais – que contempla produtos com outros ingredientes, como doces, ervas ou café – teve 57 inscritos. Outros 47 queijos vão participar na categoria para similares a muçarela ou cacciocavalo.

“O grande número de inscrições revela a diversidade da produção de queijos no Paraná e a importância do setor lácteo para a economia do nosso Estado. Além disso, mostra a capilaridade dessa atividade, presente em todas as regiões”, destaca Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Todos os queijos que tiveram inscrição aceita estão com a produção formalizada junto a serviços de inspeção e de registro. A maior parte deles – 168 – estão regularizados por meio de Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Outros 75 queijos inscritos no Serviço de Inspeção Federal. A iniciativa também fez com que queijeiros buscassem a regulação de sua atividade: 31 deram entrada a pedidos de formalização junto a serviços de inspeção.

Premiação

A avaliação e premiação dos queijos ocorrerá em cerimônia realizada no dia 1º de junho, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Um dos aspectos do julgamento é que os queijos não concorrem diretamente uns com os outros. Eles serão avaliados por uma banca especializada e receberão pontos de 0 a 20, de acordo com critérios pré-estabelecidos. Os produtos que obtiverem 18 pontos ou mais serão condecorados com a medalha de ouro. Para receber medalha de prata é preciso fazer pelo menos 16 pontos. Quem fizer 14 pontos, fica com o bronze. A comissão julgadora pode, ainda, indicar os melhores queijos à seleção final, para o reconhecimento como super ouro.

Além de poderem usar os selos das medalhas na embalagem de seu produto, os produtores dos queijos condecorados também receberão outros prêmios, que vão desde consultoria de gestão e de design de embalagem até treinamentos voltados ao processo de produção. Todos os participantes receberão um relatório técnico, com apontamentos a respeito do seu produto.

No dia da premiação, a programação será extensa, com diversas atividades paralelas. Entre as ações já confirmadas, estão minicursos de montagens de tábuas de queijos, de harmonização dos produtos com cervejas e vinhos.

Matérias Relacionadas