Logo CNA

Mato Grosso

Mais de 300 mudas são plantadas em revitalização de nascente
09112020054949

ação foi a conclusão do treinamento "Reflorestamento para Recuperação de Áreas Degradadas", ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural do município

10 de novembro 2020

Por: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT com informações de A Gazeta do Vale do Araguaia

Com o objetivo de revitalizar a nascente do Córrego Fundo, no município de Barra do Garças, foram plantadas 310 mudas de árvores em outubro. A ação foi a conclusão do treinamento "Reflorestamento para Recuperação de Áreas Degradadas", ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) em parceria com o Sindicato Rural do município.

O curso foi uma solicitação do Programa de Revitalização da Bacia do Córrego Fundo, iniciativa criada pelo Comitê Bacia Hidrográfica Alto Araguaia. Participaram representantes de instituições parceiras e membros do Projeto. A capacitação teórico-prática e o plantio das mudas foram um marco na iniciativa, que visa a recuperação da bacia hidrográfica.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Barra do Garças, Eduardo Baroni, a preocupação surgiu a partir de imagens aéreas que demonstraram o nível de assoreamento do Rio Garças. "O Córrego Fundo é o pioneiro de recuperação de nascentes e será uma vitrine dessas recuperações das Áreas de Preservação Permanentes".

Instrutora credenciada junto ao Senar-MT, Waldete Gomes de Santana conta que o curso foi uma oportunidade para que os integrantes do Programa aprendessem na prática, a recuperação ambiental. "Foram dias intensos em que todos ‘pegaram firme’ no plantio de espécies nativas, dando o ponta pé inicial do Projeto. Todos aprenderam na prática as técnicas de restauração da vegetação nativa".

Metodologia - O treinamento de Reflorestamento para Recuperação de Áreas Degradadas - desenvolvido pelo Senar-MT - ensina conceitos teóricos e práticos desde a legislação ambiental até os tratos culturais e escolha de espécies nativas para uma área específica. Os Sindicatos Rurais são os responsáveis por organizar as turmas de treinamento, de acordo com as necessidades ambientais de cada região.

Matérias Relacionadas