Logo CNA

Levantamento de custos mostra realidade da produção de grãos no oeste baiano
12b7512f ac7a 45f4 a20b e8d9c3a152f4

Técnicos do Projeto Campo Futuro visitaram produtores do município de Barreiras

1 de agosto 2019
Por CNA

Brasília (01/08/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) reuniu, na quarta (31), produtores rurais do município de Barreiras (BA) para levantar os custos de produção da soja, milho e algodão.

A coleta de dados faz parte do Projeto Campo Futuro, iniciativa que auxilia o produtor na administração de custos, de riscos de preços e no gerenciamento da produção. Participaram do painel representantes de sindicatos rurais, cooperativas e da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb).

Segundo o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereais, Fibras e Oleaginosas da CNA, Alan Malisnki, resultados preliminares do levantamento revelaram que as lavouras de soja foram prejudicadas pelo veranico entre janeiro e fevereiro deste ano. Já a produtividade do algodão foi afetada pelo excesso de chuva em meados de abril.

“As estimativas são que lavouras de soja tenham perdido 15% de produtividade em relação ao ano passado e o algodão 10%”.

Com relação aos custos operacionais, houve leve incremento no algodão, em torno de 16%, puxado pelos defensivos e fertilizantes. “Com isso, o produtor terá menor receita, uma queda em torno de 30% a 40% na margem”.

O Projeto Campo Futuro também passou pelo município de Simão Dias, em Sergipe. Os técnicos levantaram os custos de produção do milho na quinta (1).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas