Logo CNA

Leilões de apoio à comercialização do trigo são autorizados para safra 2023/2024
TRIGO

Governo publicou portaria com regras para aquisição do cereal, após solicitação do setor produtivo

18 de outubro 2023
Por CNA

Brasília (18/10/2023) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) avaliou que a realização de leilões de apoio à comercialização do trigo é importante para garantir, pelo menos, o preço mínimo do cereal para o produtor.

Uma portaria interministerial foi publicada na quarta (18), no “Diário Oficial da União”, e estabelece os parâmetros para a concessão de subvenção econômica, na forma de equalização de preços em leilões para o trigo em grãos da safra 2023/2024.

Em setembro, a CNA e entidades do setor solicitaram ao governo a realização de leilões de trigo para garantir pelo menos o preço mínimo do cereal, diante dos baixos valores pagos aos produtores em um cenário de custos de produção ainda elevados.

Segundo a portaria, serão destinados até R$ 400 milhões de reais para apoiar o escoamento da safra de trigo, a fim de assegurar que os produtores recebem o preço mínimo de garantia oficial.

Serão ofertados o Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural e/ou sua Cooperativa (PEPRO) e o Prêmio para Escoamento (PEP) do Produto, destinados a subsidiar a compra do trigo por parte dos moinhos e comerciantes.

Os editais serão publicados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) especificando os parâmetros de escoamento para cada uma das Unidades da Federação ou região.

Assinam a Portaria Interministerial os Ministérios da Agricultura, Fazenda, Planejamento e Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte